Gratidão

A gratidão não é só a maior de todas as virtudes, ela é a mãe de todas as outras 

Marcus Tullius Cícero

 

Inicio essa reflexão com essa pequena provocação sobre a gratidão e é claro, imagino que todos saibam, a gratidão está no hall das virtudes morais que todos desejamos, mas que por vezes, esquecemo-nos de exercer por puro individualismo e egocentrismo.

Recentemente, escrevi um pequeno texto sobre o individualismo e a extrema competição que o meio nos exerce, mais exatamente sobre o mercado de trabalho e a educação. Concomitante a isso, é necessário refletirmos para qual rumo estamos levando a humanidade sem permitir a construção de valores morais que irão ao encontro de uma sociedade ética e justa.

Mas para não ficamos apenas confabulando sobre a estrutura social e o pragmatismo moral, vamos refletir sobre como o cérebro reage ao exercício da gratidão, talvez isso abra um leque maior para o entendimento mais amplo acerca do tema.

Em 2015, foi feito um estudo, na qual não entrarei em maiores detalhes, mas caso haja interesse, o site é https://neurohacker.com/, mas enfim, neste estudo, através de neuroimagens, constatou que pessoas que exercem a gratidão e são mais altruístas, tiveram maiores ativações no córtex pré-frontal, ou seja, um cérebro voltado à gratidão e que seja moralmente mais desenvolvido, é mais competente cognitivamente.

Portanto, sermos mais éticos não só melhora nossa sociedade, mas também nos torna seres humanos mais capazes cognitivamente, com cérebros mais fortes. Talvez seja a hora de revermos as estruturas que sustentam a sociedade e olharmos com mais atenção aos humanos que comporão este futuro que se aproxima.

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva