Gladiador II: duas décadas depois, épico de Ridley Scott tem sequência
Após a recepção um tanto fria de Napoleão ano passado, Ridley Scott retoma um dos seus maiores sucessos de fundo histórico: Gladiador, de 2000. Após 24 anos, o diretor de clássicos como Alien (1979), Blade Runner (1982), lança a sequência, Gladiador II (assim mesmo, em algarismos romanos), que em Catanduva estreou quinta-feira, no Grupo Cine do Shopping.
Vencedor de 5 Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator (Russell Crowe), Gladiador se passava nos dias finais do imperador Marcus Aurelius (Richard Harris), em guerra na selvagem Germânia. Velho, ele temia deixar o império a seu filho Comodus (Joaquin Phoenix), revelando sua predileção pelo comandante do seu exército, o leal Maximus (Crowe), personagem fictício.
Com a morte do velho imperador, Comodus assume o trono e passa a hostilizar Maximus e sua família, que é assassinada. O militar escapa, porém, foi obrigado a sobreviver como um gladiador, um lutador escravo nas arenas romanas e no próprio Coliseu. De lá, ele se junta a outros gladiadores e romanos insatisfeitos com o pérfido Comodus e prepara sua vingança. Nestas alturas, não é spoiler dizer que Maximus venceu Comodus, porém, o gladiador também morreu ao vingar a família.
Então, quem sobrou para a sequência?
Gladiador II se passa 20 anos após a morte de Maximus. Lucius (Paul Mescal), filho de Lucila (Connie Nielsen, do filme anterior), e sobrinho de Comodus. Ele admirava Maximus, mas para sua segurança, Lucila o enviou para a costa norte da África, para a região da Numídia, então fora do alcance do Império Romano, onde foi criado como Hanno, ignorando sua origem. Hanno vive uma vida relativamente pacífica com a esposa, Arishat (Yuval Gonen). e filhos, até que os legionários chegam e destroem sue lar. Eles lutam bravamente, mas não podem resistir ao poder das legiões romanas e sua frota.
Feito prisioneiro, Hanno é levado para Roma como escravo, onde é comprado pelo general Acacius (Pedro Pascal), que conquistou sua terra e o transforma em gladiador. Lá, Hanno reencontra sua verdadeira origem, assim como sua mãe – Lucila, que casara com Acacius.
Hanno/Lucius chama a atenção de Macrinus (Denzel Washington), um rico proprietário de gladiadores. Ambicioso, ele vê o potencial do gladiador em batalhas de vida e morte no Coliseu, conquistando a admiração do povo e dos irmãos imperadores, Geta (Joseph Quinn) e Caracala (Fred Hechinger), ambos personalidades perversas reais como Comodus.
Com um grande orçamento e munido dos recursos digitais, Scott não arrisca e reproduz sequências de lutas sangrentas, algumas envolvendo animais (no caso, animatrônicos e digitais). Jorra muito sangue nas areias do Coliseu, neste épico que tenta resgatar um grande sucesso do passado. Lucius, um gladiador que se destaca no Coliseu em busca de vingança contra os governantes de Roma, que destruíram sua vida e família. Gladiador II segue praticamente quase o mesmo enredo do filme de 2000.
Autor