Gigantes em luta

Depois de cumprir pena injustamente e ser roubado por um ambicioso dono de terras, o rancheiro Taw Jackson (John Wayne) sai da cadeia com sede de justiça. Alia-se a um antigo inimigo, o pistoleiro Lomax (Kirk Douglas), e juntos planejam o roubo de um carregamento de ouro que pertence ao fazendeiro que prendeu Jackson.

Faroeste eficiente e bem-humorado, com duas lendas do western, John Wayne, em fim de carreira, que não costumava apanhar em cena e aqui leva boas bofetadas, e Kirk Douglas, pai de Michael Douglas e que viveu até os 103 anos – ele faleceu em 2020. É um faroeste por excelência, rodado no México e com a fórmula tradicional do gênero – justiça, vingança, disputa por bens e terras. John Wayne está formidável, Kirk também, e o elenco de apoio com grandes nomes dá o tom da graça dessa obra nostálgica – Keenan Wynn faz um velho louco que dirige a carruagem dos personagens principais, Howard Keel é um índio resgatado que os auxilia na jornada, Robert Walker Jr, um jovem beberrão que vive caindo pelas estradas, Bruce Dern, um pistoleiro contratado para matar os dois parceiros, e Bruce Cabot, o vilão, o dono das terras.

O título original, ‘The war wagon’, ‘A carruagem de guerra’, faz menção a uma carruagem blindada de ferro que percorre o deserto e á alvo de disputa; ela guarda uma gatling gun, metralhadora temida usada durante a Guerra Civil, composta por vários canos giratórios que disparavam 1300 balas por minuto. Tem uma cena memorável, de uma briga de cinco minutos no bar, onde tudo é quebrado, John Wayne apanha muito, e até jogam um piano no grupo de beberrões. Um filme divertido, dirigido por um entendedor do gênero, Burt Kennedy, de ‘Ginetes intrépidos’ (1965), ‘Latigo, o pistoleiro’ (1971) e ‘Chacais do oeste’ (1973). Conta ainda com trilha sonora grandiosa de Dimitri Tiomkin, de ‘Matar ou morrer’ (1952), e roteiro de outro realizador de faroestes, Clair Huffaker, adaptado de seu próprio livro.

Merece ser revisto nessa cópia boa lançada em DVD pela Classicline, que saiu junto a outro filmaço western, ‘Duelo de titãs’ (1959, com Kirk Douglas e Anthony Quinn).

Gigantes em luta (The war wagon). EUA, 1967, 100 min. Faroeste. Colorido. Dirigido por Burt Kennedy. Distribuição: Classicline

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva