Ghosts - os fantasmas se divertem em comédia da Netflix

Ghosts é uma série de comédia sobrenatural, bem ao estilo clássico da tv antiga (como A Feiticeira e Jeannie é um Gênio, ambas ainda em exibição na gratuita Pluto TV), Os Monstros ou ainda Família Addams. Ghosts (literalmente “Fantasmas”), apesar da semelhança de nomes, nada tem a ver com Ghost (1990) comédia romântica com Patrick Swayze e Demi Moore – mas tem algo da irreverência de Beetlejuice - Os Fantasmas Se Divertem, de Tim Burton dos anos 80 e sua sequência recente.   

Baseada numa popular série inglesa, a versão americana tem 2 temporadas de 18 e 20 episódios, respectivamente. A série britânica foi criada pelo grupo de comédia Them There, conhecido por trabalhos como Horrible Histories.

A série segue o casal Samantha (interpretada por Rose McIver) e Jay Arondekar (Utkarsh Ambudkar), que herdam uma mansão antiga e mal-assombrada nos EUA. O plano inicial deles é transformar a mansão em um hotel, mas eles logo descobrem que a casa está assombrada por uma turma de fantasmas de diferentes épocas da história americana, que não podem sair dali. Após um acidente, Sam ganha a habilidade de ver e interagir com os fantasmas, enquanto Jay continua cético.

A diversidade e personalidade dos fantasmas é que fazem toda a graça da série:

A trupe fantasmagórica é composta por Hetty Woodstone (Rebecca Wisocky), uma socialite do século 19 que foi dona da mansão; Isaac Higgintoot (Brandon Scott Jones), um oficial da independência americana que não saiu do armário; Alberta Haynes (Danielle Pinnock), uma cantora de jazz dos anos 30; Pete Martino (Richie Moriarty), um ingênuo chefe de escoteiros que morreu em um acidente estúpido, sempre com uma flecha no pescoço; Trevor Lefkowitz (Asher Grodman), um jovem yuppie doa anos 90, que morreu sem calças; Thorfinn (Devan Chandler Long), um viking que habita a região há mais de mil anos; e Sasappis (Román Zaragoza), um nativo americano igualmente centenário que também habita a casa. O elenco ainda conta com "fantasmas de apoio" formados por mortos pela peste, no porão, e ingleses dos tempos da Revolução Americana.

Os protagonistas, Sam e Jay, passam por várias situações cômicas enquanto tentam salvar o investimento no hotel - o que, a princípio, não é do interesse dos fantasmas.

Embora ambas as versões compartilhem a premissa básica de um casal numa mansão mal-assombrada, há algumas diferenças entre as versões americana e britânica: além da primeira ter outros fantasmas da cultura e história inglesas.  A versão americana tem um tom um pouco mais leve e cômico, enquanto a britânica é conhecida por seu humor mais afiado e sarcástico

Ghosts recebeu aclamação tanto da crítica quanto do público. A série é elogiada pelo seu humor inteligente, diálogos afiados e o carisma dos personagens. Com uma pontuação de 95% no Rotten Tomatoes, é considerada uma das comédias mais bem-sucedidas do momento.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.