Fundação do Rotary Club em Catanduva

A primeira ideia que se surgiu em torno do estabelecimento, em Catanduva, de um clube de serviços ligado ao prestigioso Rotary Club Internacional, conforme se constata em pesquisas, coube ao senhor Bento Braga que, na ocasião, era morador antigo de Araraquara, onde, naquela progressista cidade paulista, era membro atuante da agremiação do Rotary local.

O estimado cidadão, na década de 1930, quando de suas constantes estadias em Catanduva, em conversações com muitos amigos aqui residentes, manifestou-a, ponderando-lhes, por várias vezes, os inúmeros benefícios que poderiam advir para toda a nossa comunidade, com a instituição entre nós de uma representação dessa conceituadíssima organização que, como é sabido, veio a ser o primeiro clube de serviço a ser criado em todo o mundo.

Entusiasmados, não apenas com a oportuna e feliz proposta que lhes havia sido feito, mas, principalmente, pelo modo veemente com o qual o ilustre confrade araraquarense defendia a tal entidade e, consequentemente, sua concepção intelectual, sem delongas, ao inteirar-se, pois, de sua real significação e, também, da possibilidade de sua útil organização, composta de elementos dispostos a desenvolverem esforços e benefícios do bem comum para a busca de soluções dos nossos problemas comunitários, reuniram-se os catanduvenses para a concretização de tal propósito.

Na residência do Sr. Ângelo Zancaner, onde estiveram, algumas vezes agrupados, progressistas cidadãos aqui radicados, fizeram algumas reuniões preliminares que, posteriormente, em 2 de maio de 1936, juntaram condições para a fundação do Rotary Clube de Catanduva.

Nessa distante data, portanto, nas dependências do Hotel Acácio, já em suas novas instalações localizadas na Rua Rio de Janeiro, que era então de propriedade dos avós do professor Carlos Eduardo de Oliveira Santos, com a presença de delegações de rotarianos de Araraquara, São Jose do Rio Preto, Bebedouro e Niterói, e do senhor governador do distrito 72, ao qual naquela oportunidade o novo clube estava subordinado, Sr. Armando de Arruda Pereira, sob intensa euforia, o encarregado da composição da mesa organizadora dos trabalhos, farmacêutico Adalberto Bueno Netto, que muitíssimo realizou em favor de nossa comunidade, convidou-o a presidir o importante evento, através do qual, oficialmente, sacramentou-se o surgimento da referida entidade associativa em Catanduva.

1º Conselho Diretor

Para o espaço de tempo compreendido entre 2 de maio a 30 de junho de 1936, naquela sua reunião constitutiva, foi eleito o primeiro Conselho Diretor do Rotary Clube de Catanduva, ficando assim organizado: Adalberto Bueno Netto, presidente; Francisco Pereira de Andrada, vice-presidente; Alberto Cardoso, 1º secretário; Antônio Carlos de Oliveira, 2º secretário; Ângelo Zancaner, tesoureiro; Francisco Camargo Penteado, protocolo; Ricardo Lunardelli e Otacílio Lopes, diretores.

Sendo que os seus sócios fundadores foram as seguintes ilustres personalidades de nossa cidade: Antonio Carneiro de Campos, Renato Bueno Netto, Ângelo Zancaner, Francisco Pereira de Andrade, Gentil de Ângelo, José Venâncio Borges, Sidney Delcides de Ávila, Adalberto Bueno Netto, Caetano Gentil, Ricardino de Azevedo Rangel, Edson Fadigas de Souza, José César Nogueira, Ricardo Lunardelli, José Di Giácomo, Alfredo MInervino, Ignácio Estéfano, Francisco Camargo Penteado, Joaquim Moraes

Ribeiro, Antônio Záccaro, Antônio Carlos de Oliveira, Ângelo Nini, Mário Marques de Oliveira, Flávio Beviláqua, Nestor Sampaio Bittencourt, Calil Buazar, Rufino Benito, Antônio Martins Duarte, Hamilton de Almeida, Octacílio Lopes, Moacyr Lichti e Alberto Cardoso.

No mesmo local onde, por muitos anos, utilizou-se como sede, no dia 11 de maio, ocorreu a sua primeira reunião ordinária; quando, além de outros importantes assuntos locais, cuidou-se, principalmente, do então preocupante problema que se relacionava com os nossos desamparados doentes acometidos de tuberculose; organizou-se, de imediato, para tratar o sério caso que preocupava toda a população local, uma competente comissão composta dos seguintes senhores rotarianos: Antônio Carlos de Oliveira, Flávio Beviláqua, Mário Marques de Oliveira e Octacílio Lopes.

No mesmo dia do mês posterior, com a presença de todos os rotarianos sócios, das mãos do senhor governador da referenciada divisão territorial, sob o número 3.985, a venerável entidade catanduvense recebeu a sua Carta Constitutiva, ou seja, a certidão de batismo.

História do Rotary Internacional

O Rotary começou com a visão de um homem: Paul Harris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras.

Com o tempo, o Rotary gradativamente ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Hoje, os associados têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do mundo todo. Depois de apenas 16 anos da sua fundação, o Rotary já tinha clubes em seis continentes.

Os lemas oficiais do Rotary, “Dar de Si Antes de Pensar em Si” e “Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve”, datam dos primórdios da organização.

Em 1911, na segunda Convenção da Associação Nacional de Rotary Clubs da América em Portland, Oregon, o lema “Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve” foi oficializado. Ele foi criado a partir do discurso feito pelo rotariano Arthur Frederick Sheldon durante a primeira Convenção do Rotary, que aconteceu em Chicago no ano anterior. Sheldon afirmou que “apenas a ciência da conduta correta em relação aos outros vale a pena. Os negócios fazem parte da ciência dos serviços humanos. Mais se beneficia aquele que serve ao seu companheiro da melhor maneira possível”.

A Convenção de Portland também inspirou a criação do lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si.” Durante um passeio pelo Rio Columbia, Ben Collins, presidente do Rotary Club de Minneapolis, EUA, numa conversa com o rotariano J.E. Pinkham sobre o modo mais apropriado de se organizar um Rotary Club, compartilhou o princípio que seu clube havia adotado: servir além de si mesmo. Pinkham chamou Paul Harris, que também estava no passeio de barco, para fazer parte da conversa. Paul acabou pedindo a Ben que fizesse um discurso na Convenção, onde a frase "servir além de si mesmo" foi recebida com muito entusiasmo.

Fonte de Pesquisa:

- Acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino

Arthur Frederick Sheldon, rotariano que fez o discurso que inspirou a criação do lema “Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve”

Foto do Hotel Acácio, em 1930, que ficava na Rua Rio de Janeiro nº 87, esquina com a Rua Maranhão. Era de propriedade do Sr. Accácio de Oliveira Santos e depois a sua posse passou para o casal Amadeu de Oliveira Santos e Maria Cândida Monteiro de Oliveira Santos. Além dos cômodos de hospedagem, seu espaço era usado para eventos sociais na cidade, inclusive reuniões do Rotary Clube

Paul Percy Harris foi um advogado estadunidense, fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International

Foto dos presentes na 1ª Reunião do Rotary Clube de Catanduva, realizada no Hotel Acácio, em 02 de maio de 1936. Estão da esquerda para a direita e de baixo para cima: Sras. Carneiro de Campos, Octacílio Lopes, Ester Bittencourt, Domitila de Ávila, Srta. Laura Benito, Sras. Antônio Carlos Oliveira, Francisco Andrade, Ricardo Lunardelli e Adalberto Bueno Netto. 2º plano: Dr. Sidney Delcides de Ávila, Dr. Ricardino Azevedo Rangel, Dr. Hamilton de Almeida, José César Nogueira, Alfredo Minervino, Dr. Nestor Sampaio Bittencourt, Francisco de Andrade, Bento Braga Filho, Dr. Sebastião Leme, Adalberto Bueno Netto, Alberto Cardoso, Ricardo Lunardelli, Moacyr Lichti, Gentil de Ângelo e Dr. Antônio Carlos de Oliveira. 3º plano: Calil Buazar, Dr. José Raulino de Rezende, Dr. Ângelo Nino, Caetano Gentil, Euclides Pereira, Ignácio Stéfno, Florêncio Rocha, José Di Giácomo e Rufino Benito. Último plano: Francisco Camargo Penteado, Dr. Vieira Lima, Dr. Octacílio Lopes, Dr. Renato Bueno Netto, Dr. Antônio Záccaro, Antônio Martins Duarte, Célio de Araújo Cintra e Dr. Carneiro de Campos. Foram também fundadores: José D'Ávila Ribeiro, Dr. Edison Fadigas de Souza, José Venâncio Borges, Ângelo Zancaner, Dr. Joaquim Moraes Ribeiro, Dr. Anibal Veloso de Almeida e Dr. José Rocha

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.