Fogo no céu

Em Snowflake, uma cidadezinha do Arizona, no ano de 1975, o trabalhador rural Travis Walton (D.B. Sweeney) segue numa camionete com um grupo de amigos para averiguar uma estranha luz que sai do meio da floresta. Ao descer do carro, é abduzido por uma nave espacial, que desaparece. Os amigos conseguem fugir e contam o caso à polícia. Cinco dias depois ele reaparece desorientado e sujo, e diz ter sido capturado por alienígenas, dando início a uma complexa investigação.

Essa é a versão para cinema do ‘Caso Travis Walton’, ocorrido em novembro de 1975, um dos mais conhecidos da ufologia e que mexeu com o mundo todo. Enquanto muitos estudiosos acreditam que a abdução foi real, parte dos peritos e da mídia apontam o tal sequestro alienígena de Walton uma fraude. Acredite você ou não em alienígena, como cinema, ‘Fogo no céu’ funciona, e se interpretamos aquilo como verídico, a experiência se torna ainda mais aterrorizante.

Travis Walton era um funcionário de uma reserva florestal numa cidadezinha do Arizona que, segundo relata, ficou cinco dias abduzido em uma nave alienígena, após ser capturado na floresta. Ele reapareceu numa rodovia a quilômetros de onde sumiu, desorientado, e a partir daí uma complicada investigação tomou conta de sua vida.

O filme é baseado no livro dele, ‘The Walton experience’, lançado três anos após o incidente, e Walton descreve o interior da nave alienígena, as torturas sofridas pelas mãos dos ETs – ele foi vítima de um terrível experimento laboratorial, e as imagens de cinema tentam acompanhar tudo isso – dá muito medo, pois as sequencias são assustadoras, com a direção de arte e a fotografia impressionantes.

No filme, um drama scifi com suspense e momentos de puro terror, D.B. Sweeney interpreta Walton, num papel difícil. Está no elenco com ele Robert Patrick, Peter Berg. Henry Thomas e Craig Sheffer, como seus colegas de trabalho na reserva florestal, e participação de James Garner como um xerife que ajuda na elucidação do caso.

Junto de o ‘Caso Roswell’, que também ganhou versão para cinema e série, é um dos relatos mais estudados sobre abdução alienígena. O verdadeiro Travis Walton e a esposa, Dana, aparecem numa pontinha no filme – Walton não gostou do longa, e três anos depois lançou um novo livro para comparar o filme com o que aconteceu com ele, ‘Fire in the sky: the Walton experience’.

Falecido no ano passado aos 75 anos, o diretor Robert Lieberman dirigiu dezenas de telefilmes e séries, incluindo seriados de temática paranormal, como episódios de ‘Arquivo X’, ‘O vidente’ e ‘The dead zone’, e poucos filmes, como as comédias infantis ‘Um pedido de Natal’ (1991) e ‘Nós somos os campões 3’ (1996) - mas ‘Fogo no céu’ acabou sendo seu maior trabalho. Um filme que gosto demais, fez parte da minha infância e revi recentemente na ótima cópia que a Obras-primas do Cinema lançou em DVD, numa edição especial contendo uma hora de extras, cards e luva – recomendo essa cópia, pois vem de uma restauração em 2k norte-americana.

Fogo no céu (Fire in the sky). EUA, 1993, 109 minutos. Drama/Ficção científica. Colorido. Dirigido por Robert Lieberman. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva