Fim de ano e a renovação da fé

Estamos nos aproximando do final do ano e com certeza, muitos irão se reunir com amigos e parentes, alguns viajarão, outros estarão em chácaras e edículas, enfim, cada família estará organizada para passar Natal e Ano Novo de alguma forma. Todavia, temos um grande montante de pessoas que sequer sabem o que irão comer hoje, quem dirá nestas datas. Muitos pais e mães de família subsistem com o mínimo e estão abaixo da linha da pobreza.

Outros sofrem pelo descaso, discriminação, preconceito na sociedade e no seio familiar, vivenciando uma solidão, que muitas vezes é repleta de pessoas, mas que ainda sim, não ocupa o vazio da alma. Em especial, nestes períodos de festa, estas dores são ainda mais lancinantes e profundas.

Assim, é importante que renovemos nossa fé, mas não no sentido estritamente religioso, mas aquele voltado para a reflexão crítica da realidade, aquela fé que se incomoda com as mazelas sociais, com o cerceamento dos direitos básicos de viver, da exclusão do ser humano, da dignidade humana.

Renovemos nossa fé em buscar lutar contra a fome, seja no âmbito privado, com pequenas ajudas, seja na cobrança política para que haja ações que realmente impactem positivamente estas tantas famílias necessitadas, outrossim, se dá no campo dos direitos humanos, exigi-los e respeitá-los não nos faz militantes, nem tampouco define qual linha política estamos mais próximos, mas nos faz humanos e aqui sim, a fé tem seu caráter religioso.

Buscar formas de convivência ética, construindo valores morais universalmente desejáveis, como a solidariedade, a justiça, a dignidade humana, a generosidade é a forma mais genuína de exercer a fé, é através destes pequenos detalhes que ela será renovada e assim, construirmos coletivamente uma sociedade menos desigual, ou mais equitativa.

Desejo a todos a resiliência para encarar aquilo que não puderem mudar, força para lutar por mudanças positivas, solidariedade para aqueles mais necessitados e respeito a todos e a todas as formas de amar.

Feliz Natal e um excelente Ano Novo a todos!!!

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva