Festival In-Edit Brasil anuncia programação nacional da edição 2025

Festival In-Edit Brasil anuncia programação nacional da edição 2025

O ‘In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical’ promove esse ano sua 17ª edição, de 11 a 22 de junho, em São Paulo. No último final de semana, foi divulgada a programação de filmes nacionais, com curtas e longas-metragens; será divulgada em breve a programação internacional, além da que ficará nas plataformas de streaming e as salas de cinema participantes - no ano passado, 10 salas da capital paulista receberam o festival, como CineSesc, Cine Bijou, SPcine Olido e Cinemateca Brasileira. O ‘In-Edit’ inclui ainda shows, exposições, feira de vinil e livros, encontros e bate-papos com convidados especiais. O festival tem programação gratuita e conta com patrocínios como Itaú, Prefeitura de São Paulo, SPcine, Colombo Agroindústria e Caravelas, e parceria com dezenas de institutos culturais, como Goethe Institut e Cinemateca Brasileira. É uma realização do Ministério da Cultura, In Brasil Cultural, Sesc e Governo do Estado de São Paulo. Paralelamente ocorrem edições do In-Edit em cinco países - Espanha, Chile, Países Baixos, Grécia e México. Conheça mais sobre o Festival In-Edit Brasil no instagram https://www.instagram.com/ineditbrasil/ e no site oficial https://br.in-edit.org

Programação nacional de 2025

O ‘In-Edit Brasil’ traz o Panorama Brasileiro, reunido nas seções Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc, Curta um Som e Sessões Especiais, apresentando estreias nacionais e produções inéditas dedicadas a personalidades e cenas da música brasileira. Neste ano, destacam-se premières nacionais de docs sobre o cantor Cazuza, a sambista Leci Brandão, o músico e maestro Letieres Leite, o cantor e compositor Azulão, idealizador das festas populares de Caruaru, além de longas sobre Hyldon, Maria Alcina, Toquinho, Dino Franco e da banda gaúcha Cachorro Grande. Haverá títulos sobre cenas musicais marcantes do Brasil, como o hardcore brasileiro dos anos 90, o rock feito em Goiânia e o Afro-Samba. O filme de abertura do ‘In-Edit Brasil 2025’ será “Anos 90 - A Explosão do Pagode” (2025), dirigido por Emílio Domingos e Rafael Boucinha – sessão dia 11 de junho, às 20h, no Cinesesc. Confira a lista completa dos títulos do festival no blog https://cinema-naweb.blogspot.com/

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Missão: Impossível – Acerto de contas – Parte 1

O agente especial Ethan Hunt (Tom Cruise) e os membros da Força Missão Impossível (IMF) assumem a tarefa mais arriscada de suas carreiras: localizar Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), ex-agente de inteligência da MI6 que atuou como uma assassina disfarçada para o Sindicato, uma organização terrorista, que está em um cativeiro no deserto árabe. Ela foi sequestrada por saber onde está localizada uma chave disputada por grupos inimigos, que ativa uma arma poderosíssima capaz de destruir a humanidade.

A franquia de cinema ‘Missão: Impossível’, adaptada da série homônima de sucesso escrita por Bruce Geller, entre os anos 60 e 70, está prestes a completar 30 anos. O primeiro capítulo veio em 1996, e nessa trajetória de sete filmes, as produções foram melhorando, ficando mais madura, intensa e complexa. O sétimo e último capítulo foi dividido em duas partes, ‘Missão: Impossível – Acerto de contas – Parte 1’ (2023), que fez boa carreira nos cinemas e acaba de entrar no catálogo da Paramount Plus, e ‘Missão: Impossível – O acerto final’ (2025), que estreia nos cinemas mundiais na próxima semana. A parte um de ‘O acerto de contas’ é o mais caro, mais longo (164 minutos), com mais personagens e vilões e mais efeitos visuais, que são realmente deslumbrantes, de tirar o fôlego. A complicada trama de espionagem leva o agente especial Ethan Hunt, sempre feito por Tom Cruise, ao resgate de Ilsa (a competente atriz sueca Rebecca Ferguson, sósia de Ingrid Bergman), sua ex-parceira de trabalho, a agente da Inteligência Britânica que atuava infiltrada na organização criminosa ‘Sindicato’. Ela sabe onde encontrar uma misteriosa chave que ativa algo secreto e desconhecido, uma arma ultrapotente. Ethan e seus parceiros da IMF se juntam para capturar Ilsa, sequestrada no deserto árabe, e seguir com a missão. No caminho serão vigiados insistentemente. As cenas de ação são as melhores possíveis: na abertura há uma caçada na tempestade de areia no deserto do Iêmen, em seguida uma longa busca por bandidos disfarçados num shopping mall espelhado até culminar num desfecho estrondoso, um desastre de trem que nunca vi igual, em que Ethan fica pendurado num vagão prestes a cair num desfiladeiro. Rodado na Noruega, Itália e Reino Unido, o filme traz um Tom Cruise que não perde o pique - aos 61 anos, envelhecido como um bom vinho, ele dispensa dublês e se arrisca nas sequências de carros em alta velocidade, saltos da moto e pulos de avião. O carismático time da IMF, composto por Luther (Ving Rhames) e Benji (Simon Pegg), é um acerto de química, e coadjuvantes ajudam a intensificar o suspense da trama, como o retorno da personagem Viúva Branca (a indicada ao Oscar Vanessa Kirby). Orçado em US$ 291 milhões, é o que menos rendeu dos três últimos, mas nada de dar prejuízo, com US$ 571 milhões. Christopher McQuarrie, roteirista vencedor do Oscar por ‘Os suspeitos’ (1995), volta a dirigir com brilhantismo – ele fez os dois anteriores, ‘Missão Impossível: Nação secreta’ (2015) e ‘Missão Impossível: Efeito Fallout’ (2018), e assina a parte final, que estreia no dia 22/05. Indicado ao Oscar de melhor efeitos visuais e melhor som, o filme, um dos melhores da cinessérie, está disponível no streaming da Paramount Plus.

Missão: Impossível – Acerto de contas – Parte 1 (Mission: Impossible - Dead reckoning part one). EUA, 2023, 164 min. Ação. Colorido. Dirigido por Christopher McQuarrie. Distribuição: Paramount Pictures

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva