Feelings - 50 Anos

Antes da era digital, o Brasil possuía duas músicas entre as mais tocadas no mundo. A primeira era “Garota de Ipanema” (1962) e a segunda era “Feelings” (1974) que está completando 50 anos. A tradução do título da música é literalmente “sentimentos”. A letra fala de um amor platônico que Morris Albert, o autor, teve aos 19 anos por uma mulher casada de 30 anos que era muito conhecida. Ele nunca revelou o nome de sua musa embora muitas especulações existiram sobre quem seria esta pessoa. Se estiver viva, tem 80 anos. O boato mais recorrente apontava para uma jornalista da TV Globo, mas nunca foi confirmado. É certo que, diante do mistério e da vida reclusa do autor, várias candidatas apareceram dizendo ser a musa.

A música, fez parte da trilha sonora de novelas, seriados, filmes e animações. Vendeu 300 mil cópias no Brasil e surpreendentes três milhões nos Estados Unidos. Pelo mundo, foram mais sete milhões de discos. Entrou na parada de sucessos em mais de 50 países. Chegou a ser a música mais tocada do mundo. Foi regravada por mais de 300 cantores, alguns deles também entrando na parada de sucessos com suas versões. Destacam-se Frank Sinatra, Andy Williams, Dionne Warwick, Ella Fizgerald, George Benson, Julio Iglesias, Nina Simone, Paul Anka, Sammy Davis Jr e Elvis Presley. Curiosamente “Feelings” não faz parte da discografia oficial do rei.

A música, estourou numa fase interessante da música brasileira, quando uma série de músicos brasileiros adotavam nomes estrangeiros e cantavam em inglês. Tanto que seu autor, o paulistano Maurício Alberto Kaisermann (1951 - ), adotava o pseudônimo de Morris Albert. Dessa leva de cantores, foi o que mais fez sucesso internacional. Ele fez sucesso ainda com “She’s my girl” (1976) e “Conversation” (1977). O fato dele ser formado em inglês nos Estados Unidos ajudou muito. Principalmente em relação ao sotaque. Tanto que muitos pensam que “Feelings” é uma música americana.

Em 1987, o compositor francês Louis Gasté ganhou um processo por plágio nos Estados Unidos. Afirmava que “Feelings” foi copiada de sua composição “Pour Toi” (1956). Desde então, recebe metade dos direitos autorais da música. Morris Albert até reconheceu a semelhança, mas sempre negou que tivesse plagiado a canção. Este fato foi uma virada em sua carreira. Ele que já era avesso aos holofotes, ficou mais arredio ainda. Atualmente mora na Itália e trabalha com a produção de comerciais.

Muitos críticos musicais difamaram a composição por ser uma canção simples demais. O fato é que ficou 32 semanas nas paradas de sucesso dos Estados Unidos e concorreu ao prêmio Grammy. Às vezes, é o preço do sucesso. A crítica torce o nariz. Mas o artista se eterniza no coração do povo. Desculpem-me o trocadilho. O que faz a diferença é o sentimento!

Autor

Toufic Anbar Neto
Médico, cirurgião geral, diretor da Faceres. Membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura. É articulista de O Regional.