Exercício de Memória

O quê você comeu no jantar, ontem à noite? Qual era sua comida preferida quando você era criança e tinha o tal do “paladar infantil”? Suas predileções gastronômicas mudaram conforme seus pensamentos e sentimentos mudaram etariamente?

Qual o nome do seu primeiro amor romântico? Quando você escuta este nome, nome que certamente pertence à outras milhares de pessoas, quais afetos te sobrevêm? E quais e quantos nomes se sucederam a este primeiro e que hoje também te causam ou não te causam tantas vibrações interiores?

Qual era a cor da sua camiseta de anteontem? Esta camiseta você mesmo a comprou ou ela te foi presenteada em algum aniversário ou em qualquer outra data? Ela se parece em alguma coisa com o primeiro uniforme da primeira escola que você frequentou, quando ainda tinha paladar infantil e amava aquele alguém com aquele nome?

Quem foi a primeira pessoa que te frustrou existencialmente? Você acreditava em Papai Noel e alguém te ensinou a Geografia da Lapônia, jogando gelo polar no seu coração quentinho e aconchegante de criança ingênua? Se a frustração não teve nada a ver com personagens de contos-de-fada, o que foi que te frustrou e quem te frustrou? Qual a conexão entre este primeiro balde de água fria e o antepenúltimo trauma do qual você já tomou consciência?

A primeira sobremesa que você comeu na casa de vizinhos, era o quê? E o primeiro jantar, talvez em casa de amigo do colégio, foi armado às pressas por conta da sua visita inoportuna, foi uma jantar comum como qualquer outro jantar comum, foi um banquete comprado na pizzaria do bairro ou foi um miojo (sabor carne, legumes, galinha caipira?) com muçarela, ovo e salsicha igual aqueles que todo universitário se habitua a devorar em seus mais comuns dias de estudo severo ou de matação de aula?

Há 10 anos atrás, qual era a cor do carro do seu tio mais querido? Para qual time este seu tio torcia? Como era a camiseta do uniforme deste time também há 10 anos atrás? Já comeu comida-de-rua em estádio de futebol? Se sim, você se lembra da primeira vez em que foi a um jogo? E se lembra de quem jogava contra quem e qual foi o resultado exibido no placar final?

Quais os nomes das ruas de cima e de baixo, respectivamente, da rua onde você mora? E qual o nome do seu vizinho mais velho? E qual o nome do seu vizinho mais jovem? Qual o nome da pessoa mais bonita, e da mais feia, e da mais rica, e da mais pobre, e da mais gentil e da mais inconveniente entre seus vizinhos? Qual o nome que primeiro te vem à mente? Algum deles têm, seja no que for, algo em comum com qualquer outra memória destas que revisitamos até agora, desde que você começou a ler este artigo aparentemente inútil?

De brinde, fica a dica: siga o coelho branco!

Autor

Dayher Giménez
Advogado e Professor