Eu não sou tudo o que eu quero ser
Um retrato pessoal e profissional da fotógrafa tcheca Libuše Jarcovjáková (1952-), que registrou a vida noturna e os marginalizados na Tchecoslováquia pós-Primavera de Praga.
Documentário tcheco dirigido por uma cineasta em ascensão de lá, Klára Tasovská, sobre a maior fotógrafa do país, Libuše Jarcovjáková (1952-), apelidada de “Nan Goldin da Tchecoslováquia”, em referência à famosa fotografa norte-americana que registrava a vida noturna, a comunidade gay e os oprimidos nos Estados Unidos. Jarcovjáková é uma artista da transformação social, que fotografa parecido com Nan, só que na antiga Tchecoslováquia pós-Primavera de Praga. Ficou famosa nas décadas de 70 e 80 pelo seu olhar peculiar; aos 72 anos, ela narra em off, nesse documentário que acaba de ser lançado no Brasil pela plataforma Sesc Digital, suas experiências no mundo da foto. Enquanto ela comenta sobre sua vida e dedicação ao trabalho, as fotografias aparecem encadeadas uma a uma, de boêmios, marginalizados, prostitutas, além da arquitetura das cidades, como registro de uma época.
Libuše fez também autorretratos em Berlim Ocidental, onde viveu, com nus femininos – seus e de outras mulheres, em que discute sexualidade, bem como faz registros de festas e viagens. Ela captura cenas ao redor do mundo, como dos japoneses quando de uma temporada na Ásia. Devido a esses trabalhos, virou educadora social respeitada.
Ela narra trechos de seus diários, dando poesia à forma fotográfica, e o tempo inteiro vemos apenas suas fotos antigas em preto-e-branco, retiradas de seu rico acervo. Libuše nunca aparece falando, nos tempos de hoje, somente em fotos antigas, o que coloca o documentário num patamar mais autoral, menos convencional.
Exibido no Festival de Berlim desse ano, onde concorreu aos prêmios Teddy e Panorama. Está disponível gratuitamente na plataforma Sesc Digital até abril de 2025, em https://sesc.digital/home
Eu não sou tudo o que eu quero ser (Jeste nejsem, kým chci být). República Tcheca/Áustria/Eslováquia, 2024, 90 minutos. Documentário. Dirigido por Klára Tasovská. Distribuição: exibido pela plataforma Sesc Digital
Autor