Estiagem que castiga

Catanduva ainda não sente os efeitos da estiagem no sistema público de abastecimento de água. Mas a situação poderá mudar nos próximos meses, já que, pelo histórico, os problemas começam a aparecer com o passar do tempo, caso as chuvas não deem uma trégua ao período seco.

A informação da Saec, de qualquer forma, é um alívio, sobretudo para os moradores daqueles pontos da cidade que reiteradamente enfrentam falta de água. É uma população que aguarda ansiosamente por investimentos do poder público para que a situação seja amenizada.

No organismo humano, entretanto, a seca e a baixa umidade do ar não passam despercebidos e todos os especialistas orientam cuidados especiais, sobretudo com a saúde de crianças e idosos.

O tempo seco e as altas temperaturas durante o dia castigam a todos. Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade aumenta a incidência de doenças respiratórias como rinite alérgica, sinusite e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal. 

Os sintomas provocados também incluem dor de cabeça, rinite alérgica, garganta seca e bastante cansaço. Por isso é importante aumentar a hidratação, ingerindo mais água e suco natural, fazendo refeições leves com muitas frutas e legumes e evitar atividades no período de maior exposição ao sol, entre 10 e 16 horas.

Também vale a velha dica de colocar toalhas molhadas, umidificadores, vaporizadores ou recipientes com água nos cômodos da casa, mantendo-a sempre limpa e arejada, principalmente por causa da poeira.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.