Escorpião apaixonado

Membro de um movimento neonazista na Espanha, Julián ‘Alacrán’ (Álex González) quer mudar de vida e se dedicar ao boxe. Abandona o grupo extremista, começa aulas de boxe e apaixona-se por uma imigrante latina, Alyssa (Judith Diakhate). Só que uma série de problemas do passado volta a atormentá-lo.

Baseado no livro homônimo escrito pelo ator e roteirista Carlos Bardem, irmão mais velho de Javier Bardem, esse bom drama de esporte espanhol, independente e pouco conhecido do público, recebeu quatro indicações ao Goya, o principal prêmio do cinema da Espanha (entregue anualmente pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha desde 1987), nas categorias de melhor elenco, melhor ator para Álex González e atores coadjuvantes – Miguel Ángel Silvestre e Carlos Bardem, vencendo lá na categoria de ator estreante, para o libanês Hovik Keuchkerian. Os irmãos Bardem aparecem no filme como coadjuvantes - Carlos como o treinador do protagonista, o aspirante a boxeador, papel correto do ator Álex González, de ‘X-Men – Primeira classe’ (2011), e Javier numa pontinha como o mentor do grupo neonazista. Carlos Bardem já participou de mais de 50 filmes, como ‘Cela 211’ (2009) e ‘Assassin’s creed’ (2016), e há pelo menos três gerações de sua família envolvidas no cinema e no teatro, como outros irmãos, avós, mãe e primos. Formado em História e em Relações Internacionais, ele também adaptou o roteiro a partir de seu romance original, mantendo fidelidade à história do rapaz que abandona o crime para se dedicar ao esporte.

Tanto no livro como no filme é possível ver semelhanças de narrativa com ‘Romeu e Julieta’, só que nos ringues, ou seja, uma fábula moderna sobre amor, traição, complô e redenção, com final trágico, situado em uma Espanha multicultural e personagens marginais. A fotografia é boa, com notas escuras e iluminações internas, o elenco faz um bom trabalho, e como resultado temos uma fita que, apesar de modesta, tem um acabamento caprichado.

Assisti por acaso outro dia em DVD, não apostava nada, e gostei. Além de estar em DVD (pela California Filmes), pode ser visto num canal de streaming chamado Adrenalina Pura, acessado pelo Prime Video.

Escorpião apaixonado (Alacrán enamorado). Espanha, 2013, 100 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Santiago Zannou. Distribuição: California Filmes

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva