Escalada necessária

 

Nunca foi fácil. Aliás, fácil é transformar a jornada, a existência humana, num eterno muro de lamentações, pois não raro nos vemos bradando por todos os cantos as inúmeras insatisfações que carregamos, frustrações acumuladas que nos tornam mais azedos e lamentavelmente descrentes a cada dia.  

A história mostra, desde sempre, há milênios, que temos que vestir o manto da imensa coragem para continuarmos, nessa firmeza de espírito para enfrentar situações emocionais ou moralmente difíceis. Ao longo dos tempos, embora imprescindível à vida humana, arte e cultura são desdenhadas enquanto ação humana, renegada ao rol dos delírios ou apenas como produto descartável. 

Mas não só artistas devem alimentar e fortalecer a coragem nesses tempos sombrios em que vivemos. Todos vivemos hoje, independentemente do campo de ação, um sentimento de enfraquecimento físico, mental e emocional, como um esvaziamento interior.    

Mas há que se admitir que a Arte inspira e retoma a esperança sempre! Em todas as épocas da história da Humanidade, lá estavam os loucos, os sonhadores e os artistas buscando no lodo mais profundo, no pântano das emoções humanas, o lírio que floresce na Alma, transformando a sociedade e transbordando a esperança nos corações. Mas, sim, é preciso ter coragem para escalar essa montanha, como ressaltou Ariane Mnoushkine, a diretora do Théâtre do Soleil, uma das mais importantes companhias teatrais do mundo. A diretora contaminou artistas, criadores e público, de várias partes do planeta, com seu trabalho, com esse conceito e essa consciência da importância da luta, da batalha, da gana e do compromisso com a Arte que  Consciente, Ariane completa que “...um ator ou uma atriz, só escalarão uma montanha se tiverem necessidade de poesia, de amplidão, de superação, em suma, do humano... Portanto, são necessárias boas panturrilhas.” 

Exatamente disso que temos tratado a cada semana com nossos artigos e há mais de trinta anos exercendo nosso direito à poesia e nosso dever de amplidão. 

Sim. É um direito humano como também uma bagagem essencial para a escalada: poesia, beleza, encantamento, sonhos... E essa enorme e imensa busca de elevação, de superação. As panturrilhas precisam estar boas, sim, e é preciso fortalecê-las todos os dias, pois a escalada é infinita porque a humanidade se perpetua com esse legado, de geração à geração, onde há que se produzir o belo, o instigante, o poético, nos corações humanos. 

Coragem!!! Precisamos mais do que nunca para superarmos o marasmo da burocracia que mata e aleija tantas mentes criativas que não suportam a frieza dos governantes; necessitamos de coragem para enfrentar a barbárie, a violência, a intolerância, a selvageria dos nossos tempos que suga a fonte mais pura dos sonhadores. 

Coragem! Muita coragem para escalar essa montanha íngreme, mas que nos reserva a todos, sociedade humana que se veste de esperança, dias melhores de excelsas melodias, de pura poesia, de liberdade e colorida criação, sensibilizando o mundo, tocando os corações e mudando o rumo das coisas. 

Na bagagem, coragem imorredoura. Na fronte, a estrela que brilha e inspira o futuro.

Autor

Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues
Atores profissionais, dramaturgos, diretores, produtores de teatro e audiovisual, criadores da Cia da Casa Amarela e articulistas de O Regional.