Eleições diretas de 1947

No ano de 1937, o Brasil vinha sofrendo com uma ditadura imposta por Getúlio Vargas, onde, com a criação do Estado Novo, Vargas determinou o fechamento do Congresso Nacional e a extinção dos partidos políticos, outorgando uma nova Constituição, que lhe dava controle total do Poder Executivo e lhe permitia nomear interventores nos estados, aos quais, Getúlio deu ampla autonomia na tomada de decisões. A democracia realmente estava bem escondida nesse momento.

Porém, em 1945, novos ares despontam no céu brasileiro, onde se tem o fim do Estado Novo, ocorrendo em 02 de dezembro deste ano, eleições para presidente da República, deputados federais e senadores.

Catanduva

Nessa época, Catanduva contava com 6.101 eleitores, onde apenas 4.665 compareceram às urnas, no qual o General Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da república.

Em 02 de fevereiro de 1946, ocorreu a instalação dos trabalhos da Terceira Assembleia Nacional Constituinte, para o qual foram eleitos 320 parlamentares. Em 18 de setembro deste mesmo ano, é promulgada uma nova Constituição do Brasil, com grande espírito democrático. Dentre os vários assuntos que a compõe, “(...) ficava restabelecida a independência dos Três Poderes, a autonomia dos Estados e dos Municípios, com eleições diretas para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados estaduais e federais e vereadores”.

Para a escolha dos vereadores e do prefeito – a figura do vice-prefeito só apareceria em 1952 – foram marcadas as eleições municipais para o dia 09 de novembro de 1947, realizando-se aqui uma movimentação política bastante acirrada.

Para prefeito, tivemos quatro concorrentes ao cargo: Antonio Stocco (PSP), Francisco Galli (PTB), Octávio Gôvea (UDN) e Orlando Mastrocola (PTN), onde se deu a vitória e eleição de Antonio Stocco.

Já para o cargo de vereador, 102 foram os candidatos à função: 23 pelo PSP, 23 pelo PTN, 16 pelo PTB, 16 pelo PSB, 12 pela UDN e 12 pela PR.

Pela primeira vez na história local se incluíam à concorrência ao cargo de vereador quatro elementos femininos: Graciema Ramos da Silva (PSP), Dirce Geraldo Lopes (PTN), Neuza Moraes (PTB) e Guiomar de Oliveira (PSB).

Nesse ano, Catanduva era formada por três distritos de paz, contando com um total de 7.051 eleitores, sendo que nessa época cerca de 500 títulos ficaram retidos no Cartório Eleitoral por causa de irregularidades.

Dos títulos restantes, ou seja, 6.551, apenas 5.338 compareceram às urnas, representando um total de 83%.

Alguns dias depois, concluiu-se que para o preenchimento das 23 vagas de vereadores da época, o quadro ficou composto da seguinte maneira: 15 pelo PSP, 5 pelo PTN, 2 pela coligação UDN – PR e 1 pelo PTB. E dentre os vereadores eleitos, tivemos um fato inédito em nossa cidade: a eleição da primeira vereadora do sexo feminino, a professora Graciema Ramos da Silva.

Composição do turno eleitoral

Acabado as contagens dos votos, no dia 1º de janeiro de 1948, sob a presidência do então Juiz de Direito da nossa Comarca Judiciária, Dr. José Eduardo Coelho de Paula, com a presença de outras autoridades e de várias pessoas de nome da cidade, realizou-se no Fórum local (que se localizava na rua Amazonas, 193) a posse dos eleitos.

Na figura do prefeito municipal tivemos a pessoa de Antonio Stocco (PSP). Já como vereadores, tivemos: pelo PSP: Antonio Girol, Athos Procópio de Oliveira, Benedicto Borges da Silveira, Carlos Machado, Galdós Ângulo, Godofredo de Oliveira Rosa, Graciema Ramos da Silva, Henrique Baiona Peres, José Augusto Norberto Frey, José Costa, Mário Biral, Moacyr Licht, Octávio Mendes, Raymundo Limas de Moraes e Sebastião Pereira; pelo PTN: Antonio Mastrocola, Ézio Calegari, José Antonio Borelli, José Serafim e Ovídio Damiani; pela coligação UDN-PR: Eduardo Lopes Contreras e Miguel Benites Peres; e pelo PTB: Lourenço Betti. Somente o partido PSB – Partido Social Brasileiro – que não conseguiu eleger nenhum candidato entre a população catanduvense naquele ano.

Fonte de Pesquisa:

- Acervo do Centro Cultural e Histórico Padre Albino

Fotos:

Durante o Estado Novo (1937-1945), Getúlio Vargas impôs uma ditadura que reprimiu muito o direito individual da população, principalmente no campo político. Nesta foto, em 1937, Vargas anuncia pelo rádio o início do novo regime ditatorial. À sua direita aparecem o ministro Dutra (de braços cruzados), Filinto Müller (de bigode, atrás dele) e o autor da Constituição, Francisco Campos

General Eurico Gaspar Dutra foi o 1º presidente eleito após a queda do Estado Novo. No seu governo, tivemos a elaboração de uma nova Constituição Brasileira, com amplo apelo democrático. Nesta foto, posse de Eurico Gaspar Dutra como presidente da República, em 1946

Antonio Stocco foi o prefeito eleito nas eleições livres de 1947, disputando com mais três candidatos a cadeira do Executivo

Graciema Ramos da Silva foi a primeira mulher a ser eleita vereadora em Catanduva, em 1947. Vale lembrar que o voto feminino foi instituído por Getúlio Vargas no ano de 1932

Francisco Galli, que também concorreu à prefeitura de Catanduva, era getulista convicto, chegando a abrigar em sua casa Getúlio Vargas e Marechal Lott, quando estes faziam campanha política durante a presidência de Jango

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.