Einstein para leigos (eu)
Albert Einstein foi um dos maiores gênios da raça humana. Há quase 105 anos, ele comprovou a Teoria Geral da Relatividade. Como eu nunca tinha lido muita coisa a respeito, procurei entende-la melhor.
Em 1905, Einstein anunciou que nada pode se mover com velocidade superior à da luz (300 mil Km/segundo). Era a Teoria da Relatividade Especial. Em 1915, o cientista anunciou um entendimento mais profundo da Lei da Gravidade. Era uma visão nova e radical sobre as interações entre espaço, tempo, matéria, energia e gravidade, a Teoria da Relatividade Geral. Didaticamente divido-a em quatro princípios. Primeiro: a velocidade da luz é uma constante, o tempo e a matéria, não. Segundo: a lei da gravidade não se distingue da aceleração. Terceiro: o espaço é curvado pela ação gravitacional dos corpos. Isso faz com que eles atraiam corpos de menor massa. A quarta: assim como o espaço, o tempo se deforma, fica mais lento quando se viaja a enormes velocidades. É impossível atingir a velocidade da luz. Contudo, viajando a uma velocidade próxima à dela, um dia equivaleria a alguns anos na terra.
Só que eram experimentos mentais. Em suma, segundo a teoria, objetos com massa distorcem o espaço ao seu redor. Isso significa que a luz, viajando próxima a eles é desviada pela gravidade. Einstein imaginava tudo isso. O que ele precisava provar é que a luz quando faz uma curva na verdade ela está andando em linha reta num espaço curvo. O melhor cenário para observar isso era o Sol, estrela de maior gravidade do nosso sistema. Se a luz que passasse rente a ele sofresse um pequeno desvio, seria a validação das teorias de Einstein. Como o Sol é brilhante demais, precisava-se achar um eclipse adequado para observação. Foi um brasileiro, Henrique Morize, que alertou a comunidade científica internacional de um que ocorreria em 29 de maio de 1919. Duas expedições foram organizadas para os melhores pontos de observação na Terra: Sobral no Ceará e a ilha do Príncipe na África. Na África o tempo nublado atrapalhou. As melhores fotos vieram de Sobral. Em 1925, Einstein, em visita ao Rio de Janeiro, declarou: “O problema que minha mente formulou foi respondido pelo céu luminoso do Brasil”.
As teorias de Einstein ajudaram a explicar a origem do universo e a estrutura dos buracos negros. Possibilitou a busca por planetas extra-solares, a determinação da massa de galáxias distantes e até mesmo o desenvolvimento de sistemas de GPS de automóveis e mísseis balísticos.
Foi um salto espetacular. Até então, o espaço era um conceito abstrato. O que era visto como uma descrição exótica da gravidade se tornou um instrumento essencial da ciência. Esta foi reconhecida como uma das maiores conquistas intelectuais da humanidade. Meio complicado. Mas em resumo é isso.
Autor