Educação e a Cultura: a vida que pulsa

 

Uma jovem mãe, iniciais D.F., escreveu-nos no Instagram: “foi maravilhoso!! O trabalho de vocês é lindo e emocionante! Nossos bebês têm muita sorte por terem pessoas como vocês”! Um feedback como muitos outros que recebemos relativos à apresentação da peça Vincent, sobre Van Gogh, no último domingo, no Sesc Catanduva.   

Teatro para bebês, sim! Pequenos de 0 a 5 anos que estão tendo contato, muitos deles pela primeira vez, com uma peça teatro. Pesquisados, trabalhados e produzidos exclusivamente para essa faixa etária, os espetáculos para bebês são um exercício de sensibilização.  

Mais do que nunca, é preciso começar cedo! Talvez até com as gestantes! Sem exageros! É o semear da esperança por tempos melhores, repletos e iluminados com Arte e Cultura. Porque sem esperança, morremos.   

Há quem condene o sentimento de esperança alegando ser uma cilada ante a realidade cruel e desumana. Do nosso ponto de vista, negligenciá-la e renunciar a ela é típico de quem já desistiu ou não entendeu que a luta é por todos, não só apenas pela individualidade em suas ambições meramente pessoais.  

Realmente, a cada dia, temos defrontado situações que podem lançar sobre a luz uma sombra de desespero. Essa semana tivemos o anúncio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada na Câmara dos Deputados que estabelece a cobrança de mensalidades em universidades públicas brasileiras.   

Em meio a polêmica do tema, é muito claro que só vai gerar mais caos à nossa já tão desmoralizada educação, com tantos outros cortes de verbas dos últimos anos. O desmonte de uma geração, de um país, de uma identidade.   

Ainda que se alegue que será cobrada apenas dos “ricos”, e isso já é por si só duvidoso, já que a PEC não explica como isso seria solucionado e administrado, vai gerar “castas” dentro das universidades e os jovens excluídos serão ainda mais marginalizados. Difícil entender isso? Falta sensibilidade.   

E nós, do setor cultural, ainda teremos que amargar mais uma semana de expectativa sobre a derrubada do veto do governo federal que vetou as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, que reservam recursos para o setor cultural. Quinta-feira (26 de maio), durante a sessão do Plenário da Câmara dos Deputados, diversos parlamentares aproveitaram a fase de discursos para defender a derrubada dos vetos às duas propostas de incentivo à Cultura. A sessão do Congresso para analisar os vetos deverá ser realizada na próxima quinta-feira (2 de junho).   

Espera. Esperamos, mas nos movimentamos fazendo nossa parte. A nossa mobilização, como artistas, é grande para levar sensibilidade aos pequenos que, ao lado dos pais, se emocionam, se divertem e refletem sobre os temas diversos que abrangem o homem, a sociedade, a humanidade em busca de luz, de claridade, de esperança por dias melhores.   

Dentro das escolas, das universidades, dos teatros, dos espaços culturais, a vida pulsa! A vida grita clamando por mais vida!  

Novamente citando o grande poeta e dramaturgo espanhol García Lorca: “Há coisas encerradas dentro dos muros que, se saíssem de repente para a rua e gritassem, encheriam o mundo”! É a vida, sensibilizada, simplesmente.  

AINDA OS BEBÊS...  

Amanhã, dia 29, às 16h, encerraremos a Semana Mundial do Brincar no Sesc Catanduva com a estreia de mais uma montagem direcionada para bebês: 'Piu-Piu', uma delicada história sobre dois velhinhos, Édith e Charlôt, que estão em seu jardim e relembram histórias e tentam descobrir por que o pássaro não está cantando. Grátis, com retirada de convites com antecedência de, no mínimo, 1 hora.  

TEATRO PARA TODA A FAMÍLIA  

A Cia Zero, de Ribeirão Preto-SP, apresenta, também amanhã no Sesc, às 10h30, a peça 'Bem Vindes', também em entrada franca. Na trupe, a atriz e palhaça catanduvense Nanda Sotto.

Autor

Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues
Atores profissionais, dramaturgos, diretores, produtores de teatro e audiovisual, criadores da Cia da Casa Amarela e articulistas de O Regional.