PROMESSAS E AUTORITARISMO

 

Quando o skate chegou às Olimpíadas e faturou a primeira medalha do Brasil em Tóquio, em julho do ano passado, a modalidade ganhou espaço na mídia e atraiu novos adeptos. Em entrevista ao Jornal O Regional naquela ocasião, Alexandre Tizil, referência do esporte em Catanduva, disse ter sentido a sensação de alma lavada. “Foi uma resposta para essa sociedade brasileira que sempre discriminou o skate.”

Imerso no mundo do skate desde 1987, na alta do esporte naquela década, Tizil chegou à categoria profissional em 1994 e, no ano seguinte, assinou o tênis que foi o primeiro Pro Model da história do skate brasileiro, com a Drop Dead Skateboard. Ele disse, naquele momento, que as Olimpíadas precisavam mais do skate, do que o sentido inverso. “Por uma questão de renovação no formato do evento e da força que o skate tem com seus seguidores, praticantes e simpatizantes, e toda a cultura envolvida.”

Hoje, esse mesmo público cativo, que contempla pessas de todas as idades, classes e tribos, está reivindicando atenção do poder público e o direito de fazer o que gostam: andar de skate. Entre as diferentes visões sobre os fatos mais recentes vistas entre os usuários do local, os mais radicais afirmam que a decisão da Prefeitura em manter o local fechado por tanto tempo, mesmo sem qualquer tipo de intervenção em andamento, não passa de retaliação. A Prefeitura, por sua vez, ventila um suposto acordo com os próprios skatistas para o fechamento temporário.

Diante da troca de farpas e das informações desencontradas, fica explícito que o diálogo passou distante desse episódio – e segue vetado, assim como o uso do tradicional espaço público. Difícil é explicar para as crianças, jovens skatistas, que eles não podem treinar e se divertir no lugar que deveria ser de livre acesso. Triste é constatar que a falta de perspectivas prevalece.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.