É melhor prevenir

A Equipe de Combate a Dengue de Catanduva anunciou uma “nova” estratégia para reforçar o combate ao Aedes. A notificação colocada na caixa de correio dos imóveis fechados com pedido para que o proprietário agende a vistoria em até 48 horas, inclusive aos sábados. O próprio texto de divulgação feito pela Prefeitura indica que a medida já foi utilizada anteriormente, mas a dúvida que fica é, porque deixou de ser feita e só agora, em meio à epidemia, quando a cidade já soma mais de 1.600 casos confirmados, é que a ação foi retomada?

O problema de imóveis fechados é um dilema eterno para o combate à dengue. Toda e qualquer medida para facilitar a entrada é bem-vinda a qualquer tempo, independente de epidemia. Antes, era uma dificuldade acessar prédios cujas chaves estavam em posse das imobiliárias; hoje, com mais conscientização, esses estabelecimentos costumam ser mais parceiros no enfrentamento e a colaborar com a vistoria.

Porém, como a atuação da EMCAa tende a ser feita em horário comercial, parte do seu público-alvo tende a estar fora de casa, trabalhando. Daí o conflito constante e os altos índices de vistorias pendentes pelos agentes de endemias.

Por isso tudo, os horários estendidos e a atuação aos sábados são boas alternativas. Além disso, a notificação não deveria nunca ter sido deixada de lado, mesmo antes de qualquer sinal de que a coisa sairia de controle (e olha que houve vários), pois já diz o velho ditado: a prevenção é o melhor remédio.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.