Duna Parte 2 - Denis Villeneuve conclui o primeiro livro da série

Após alguns atrasos, o gigantesco épico medieval-futurista de Denis Villeneuve, Dunas Parte 2, finalmente estreou nos cinemas mundiais, em Catanduva, no CineX.

Adaptado em duas partes do volumoso primeiro volume (mais de 600 páginas), de Frank Herbert, considerado um clássico da ficção científica, com 5 volumes, Duna (2021) foi indicado a dez Oscar, vencendo seis, sob a direção do canadense Denis Villeneuve (de A Chegada e Blade Runner 2049). A primeira parte descreve o universo de mais de 10 mil ano no futuro criado por Herbert, com a ascensão do líder militar e profeta Paul Atreides (Timothée Chalamet). A segunda parte, mostra a consolidação do seu poder na complexa civilização em que se disputa o poder num Império com centenas de mundos através do desértico Arrakis, mais conhecido por Duna, um planeta inóspito, habitado por vermes gigantes e um resiliente e aguerrido povo nômade, os Fremen, uma espécie de mistura de árabes e judeus, que espera a vinda do Messias. Duna, entretanto, é um caso de cosmopolítica, já que é o único produtor da Especiaria, uma droga que abre os caminhos do espaço e do tempo. Não é a primeira vez que Duna é adaptado ao cinema. A primeira foi a controversa versão de David Lynch (1984), que adaptou dois livros em um só filme confuso. Villeneuve não quis correr o mesmo risco e fez o inverso. Houve também ums série de TV do canal SciFi.

Na nova versão, o diretor foi mais fiel ao cultuado livro de Herbert, centrado na disputa entre as Casas Atreides e Harkonnen, esta favorecida pela traição do Imperador, como visto no primeiro filme. Sobrevivem ao extermínio dos Atreides apenas Paul e sua mãe Lady Jessica (Rebecca Fergusson), a Bene Gesserit, uma espécie de irmandade de mulheres com poderes especiais sobre a mente e o corpo, controlando a genética dos nascimentos do império. Ela está grávida, e ao tomar a Água da Vida, especiaria pura, sua filha se torna, antes de nascer, uma criança com a memória e inteligência de gerações de mulheres Bene Gesserit. Treinado pela mãe e pelos mestres guerreiros de seu pai, Paul se junta aos Fremen, que passam a vê-lo como o Messias, que iria trazer água a Arrakis, e prevê seu futuro ao lado de Chani (Zendaya) comandando um jihad, uma Guerra Santa contra os Harkonnen e o Império.

O elenco é estelar: Javier Bardem (o líder Fremen Stilgar), Josh Brolin (Gurney), Charlotte Rampling (Reverenda Madre), Christopher Walken (o Imperador), Austin Butler (como o psicótico Feyd Rautha), Florence Pugh (como a Princesa Irulan) e Stellan Skarsgard, escondido na pesada maquiagem do pervertido barão Vladimir Harkonnen.

O filme deixa pontas para continuações - afinal, ainda faltam 4 livros do autor – sem contar dezenas de “continuações” do filho de Frank Herbert sobre a obra do pai que faleceu em 1986. O segundo volume da série, o próximo a ser filmado, se acontecer a sequência, é O Messias de Duna. 

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.