Duas aventuras em DVD com o marujo Simbad

A distribuidora Classicline relançou esse mês em DVD duas fitas de aventura dos anos de 1970 com Simbad, lendário marujo e aventureiro de Bagdá cujas origens estão nos contos populares do antigo Oriente Médio. Nos dois filmes presenciamos Simbad viajar pelos sete mares e entrar de cabeça em aventuras fantásticas com princesas encantadas, enfrentando monstros perigosos e situações sobrenaturais. Simbad apareceu pela primeira vez em “As mil e uma noites”, coleção de contos árabes compilados e traduzidos a partir do século XVIII, e depois ganhou livros próprios e muitos filmes.

Pois bem, comento agora duas dessas aventuras que a Classicline relança em DVD. Em “A nova viagem de Simbad” (1973), Simbad (John Phillip Law) é o príncipe de Bagdá que encontra um mapa do tesouro que o leva a uma viagem fantástica para a ilha de Lemuria. Um feiticeiro do mal lança uma maldição para impedir a missão de Simbad. No caminho o marujo se alia a uma escrava e a um grão-vizir.

Os efeitos visuais do filme são primorosos (chamariz para a aventura se tornar empolgante), em que Simbad enfrenta uma estátua vingativa com vários braços, um centauro de um olho só e um grifo, criatura mítica com cabeça de água e garras de leão. Astro nos anos de 1960 e 1970, John Phillip Law (1937-2008) é o Simbad astuto e um dos melhores intérpretes do personagem no cinema – ele fez filmes cultuados como “Barbarella” (1968) e “Perigo: Diabolik” (1968). Rodado na Espanha, tem direção do alemão radicado no Reino Unido Gordon Hessler, especialista em fitas de terror – dirigiu “O ataúde do morto-vivo” (1969), “Grite, grite outra vez” (1970) e “O uivo da bruxa” (1970).

Já em “Simbad e o olho do tigre” (1977), Simbad (Patrick Wayne) viaja às terras míticas de Charnak para se casar com a irmã de um príncipe. Só que o príncipe está tomado por uma maldição, enfeitiçado pela própria madrasta. Para romper o feitiço, Simbad é levada para desafios em uma viagem arriscada – nela terá de derrotar ferozes inimigos, como um temível colosso de bronze em forma de touro, um gigante de chifre na testa, um ágil babuíno, demônios com espadas e um enorme tigre com dentes-de-sabre. Dessa vez Simbad é interpretado por Patrick Wayne, de “Jake Grandão” (1971), e há participação de Jane Seymour, atriz de “Em algum ligar do passado” (1980) e da série “Dra. Quinn” (1993-1998). Rodado em locações na Espanha, Jordânia e Malta, e em estúdios no Reino Unido, conta com boa direção de Sam Wanamaker, que dirigiu séries de TV, e foi um ator muito versátil entre os anos de 1950 e 1990.

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva