Dois brasileiros notáveis

Antônio Ermirio de Moraes faleceu em 24 de agosto de 2014. Roberto Civita, pouco mais de um ano antes, em 26 de maio de 2013 e seu pai Victor Civita, em 24 de agosto de 1990, mesmo dia e mês do Antônio. Coincidência interessante!

Mas a história desses dois brasileiros tinha muito em comum na forma de ver e descrever a vida, embora a sorte não tenha sorrido para ambos de forma igual. Antônio Ermirio, biografado  pelo seu amigo José Pastore, além de, enquanto empresário de sucesso, ter multiplicado em muitas vezes o patrimônio do grupo familiar e administrado com rara proficiência o hospital “Beneficência Portuguesa por mais de trinta anos, deixou frases e exemplos marcantes. Ler sua coluna no jornal Folha de São Paulo aos domingos era um deleite.

Roberto Civita, biografado por Carlos Maranhão, foi igualmente o responsável pelo legado deixado pelo pai e fez da Editora Abril o maior complexo editorial do país, que reunia dezenas de títulos de revistas, capitaneadas pela revista Veja. A importância da Veja era tamanha que chegou a ter uma tiragem, em dezembro de 2015, de mais de 960.000 exemplares, ficando entre as três primeiras do mundo.

A Abril, após viver anos de muitas dificuldades e tirar de circulação muitos periódicos, acabou sendo vendida em 2019, para o empresário Fábio Carvalho. Roberto não viveu para assistir o seu infortúnio. Os seus não muitos editoriais publicados na Veja eram uma verdadeira aula de jornalismo, mas também marcantes pelo seus traços indenes, profundos, viscerais e não lisérgicos. 

Os dois empresários contribuíram em muito para o país, mas apenas um teve o seu império fortalecido após a sua morte. De Antônio Ermirio,  colacionamos algumas frases extraídas da sua biografia: “Nos negócios, os desentendimentos em família destroem mais do que a concorrência. Esta, a gente vence pela competência. Aqueles, só evitando. Para tanto, é preciso cultivar a tolerância.”  –  “A linha da humildade tem de ser maior do que a linha do sucesso.”  – “Ninguém pode se contentar com o que sabe. Você tem de ser um escravo dos melhores conhecimentos.”  – A empresa privada precisa do lucro e, se não for bem, quebra. A administração pública vive de recursos assegurados por decisões políticas. Nunca quebra.” –  “Não adianta querer descobrir os planos de Deus. Melhor fazem os que procuram aprender com eles.” 

De Roberto Civita, destacamos: “Quando se aprende com ele, o erro é apenas uma parada no caminho do acerto. Erre melhor da próxima vez.” – “O mais importante é fazer o que você gosta. Dinheiro é consequência. Pensar antes no dinheiro, como único objetivo de acumular e enriquecer, é um erro fundamental. Se fizer isso, você acabará perdendo sua alma.” – “Para alcançar conhecimentos, adicione coisas todo o dia. Para alcançar sabedoria, elimine coisas todo o dia.” –  E por final, a frase do seu pai Victor,  que é simplesmente de uma beleza singular e magistral. A conferir: “Olhe para este dia, pois ele é a vida. No seu curso rápido estão as verdades e realidades de uma existência: a benção do crescimento, a glória da ação, o esplendor da beleza. Pois ontem não passa de um sonho, e o amanhã é apenas uma visão. Mas o hoje, bem vivido, torna o ontem um sonho de felicidade e todo amanhã uma visão de esperança. Olhe, pois, bem então para este dia.”  Lindo não é mesmo?

Autor

José Carlos Buch
É advogado e articulista de O Regional.