Diário de Motocicleta
Este ano o filme “Diário de Motocicleta” do diretor Walter Salles completou 20 anos, um filme que foi lançado em 2004 e que conta a história de dois amigos que antes do último semestre do curso de medicina viajaram de motocicleta, vendo de perto as disparidades da América do Sul ao encontrarem camponeses e observando a exploração de trabalho que viviam na pele.
Ao chegarem numa colônia de leprosos no Peru, Ernesto percebe que seus valores haviam mudado, e a partir destes encontros que foram acontecendo pelo caminho, sentiu que não conseguiria viver sem lutar pelo fim das desigualdades sociais.
O filme tem uma trilha sonora maravilhosa e é cheia de paisagens que encantam por retratarem locais nativos numa história que mostra lugares que até então eles só tinham informações através de livros e revistas e que foi capaz de transformar a percepção que tinham do cotidiano e de si mesmos, nos deixando um enorme exemplo do quanto sabemos pouco das coisas enquanto só conhecemos a história através do olhar dos outros.
A viagem deles termina com a separação dos dois no Aeroporto de Caracas, e enquanto Alberto decide fazer sua residência no hospital local, Ernesto parte para seu destino tentando combater as injustiças que foi encontrando pelo caminho.
O filme está disponível no “Prime”, ganhou prêmios e merece ser revisto. Um tema tão atual, contado de maneira única, delicada e que nos comove tanto.
Música “Al outro lado del río” de Jorge Drexler.
Foto do acervo @cinemaeartenodivã
Autor