Dia de prova e o fim de um tabu

Pairava a dúvida, ontem, se as provas dos concursos públicos da Câmara seriam realmente realizadas neste final de semana. Isso porque uma representação foi apresentada ao Tribunal de Contas do Estado, o TCE, com contestações sobre exigências do edital ou a falta delas, e havia prazo legal para defesa.

A turma “do contra” estava em polvorosa, já que a dificuldade em acessar as informações judiciais via internet alimentava as incertezas e as torcidas. Pois bem, os pontos foram esclarecidos e a prova acontecerá, marcando a retomada dos concursos públicos no Legislativo local depois de 25 anos.

Talvez isso justifique tanta expectativa envolvida em um processo de seleção, algo que parece até corriqueiro em um país em que o emprego público, com a polêmica estabilidade, parece o melhor meio de vida. Mas que, no caso da Câmara de Catanduva, parecia mais um tabu.

Afinal, os benquistos concursos haviam sido substituídos por um inchaço da máquina pública por cargos comissionados que acabaram por gerar ações do Ministério Público a fim de barrar tal prática. Por isso tudo, a retomada dos concursos no Legislativo é bem-vinda e a entrada de novos efetivos poderá marcar nova fase na Casa do Povo.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.