Dia da Mulher para além da comemoração.

Dia 8 de março, como todos sabem, é comemorado o Dia da mulher e como convenientemente, há toda uma estrutural comercial que visa um imenso lucro nessa data, como em todas as outras.

Mas para além desse dia, é necessária uma política efetiva de valorização e proteção às mulheres. Vamos aos dados, sobre o mercado de trabalho, as pesquisas apontam que as mulheres, em sua maioria, são mais escolarizadas que homens e ainda sim recebem salários inferiores.

Em relação as políticas públicas, principalmente aquelas que são voltadas a proteção de mulheres vítimas de violência, as pesquisas mostram que houve um crescimento de casos de violência doméstica e feminicídios, ao mesmo tempo em que houve cortes de verba no governo Bolsonaro e que se manteve subindo até os dias de hoje.

Mais recente, infelizmente, nossa cidade esteve envolvida no problema da casa da Mulher, uma importante iniciativa que auxiliaria diversas mulheres vítimas de violência. Logo, não adianta ficar postando fotos, mensagens e afins se você não respeita e valoriza a mulher, se diz que ela é uma fraquejada, se verbaliza que ela tem que receber menos porque engravida.

As mulheres precisam de muito mais que meras postagens e eventuais presentes, elas precisam e merecem de respeito e valorização diária e constante e segurança para viver em sua plenitude, sem medo de qualquer “macho” que se acha dono dela.

Assim, precisamos muito mais do que um dia para comemorar, precisamos de consciência, de humanidade e políticas efetivas que assegurem a dignidade da mulher.

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva