Desajustados

Fúsi (Gunnar Jónsson) é um homem solitário, que mora com a mãe e tem uma vida monótona. Numa tarde, o encontro dele com a garotinha Hera (Franziska Una Dagsdóttir), filha de um dos vizinhos do condomínio, mudará os rumos de sua pacata rotina.

A Islândia e seus filmes frios, sobre a reconstrução das relações humanas. ‘Desajustados’ é mais um bom exemplar dessa temática e feito nesse país nórdico, um filme para poucos, exibido nos Festivais de Berlim e Tribeca. A figura do protagonista, Fúsi (título original do filme), é enigmática, ao mesmo cativante e monótona, papel desempenhado por um ator excelente, Gunnar Jónsson, de ‘A ovelha negra’ (2015). Obeso, solitário, vive com a mãe, que o mima, tem um emprego chato no aeroporto local e coleciona brinquedos de guerra. É alvo de bullying no trabalho, mas diz que não passa de brincadeiras dos amigos. Certo dia, no pé da escada do prédio onde mora, encontra a filha de um vizinho, sentada, esperando alguém abrir a porta para ela. Fúsi a leva para casa, trocam conversas, dá para a menina algo para comer e brincam. Desse encontro inusitado nasce uma amizade, e todos os dias a menina passa a visitar o novo amigo, mesmo que seu pai ache estranho e até a proíba. Com a desenvoltura de Fúsi com Hera, ele consegue deixar a timidez de lado e se envolve com uma mulher nas aulas de dança de salão que frequenta após incentivo da mãe. Sua vida muda da água para o vinho, entre altos e baixos nas relações com a menina, com a nova namorada, que tem depressão, e com a mãe.

Uma história feita com simplicidade, humana, bonita, com breves momentos de humor, com tipos reais que cruzamos pela rua. Mas sim, é um drama sólido, melancólico e bem construído. Para público adulto e inserido no cinema cult.

Curiosidade: O diretor Dagur Kári, filho do escritor islandês Pétur Gunnarsson, nasceu na França, é pai atriz mirim que interpreta Hera, rodou filmes na Islândia e em 2009 dirigiu nos EUA a comédia dramática ‘O bom coração’, com Paul Dano e Brian Cox.

Disponível em DVD pela Imovision e no streaming da distribuidora em parceria com o cinema Reserva Cultural, o Reserva Imovision.

Desajustados (Fúsi). Islândia/Dinamarca, 2015, 95 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Dagur Kári. Distribuição: Imovision

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva