Desafios que podem matar

A suposta brincadeira que circula nas redes sociais desde o início do ano e está resultando em mensagens grafadas ou pichadas em escolas de todo o país com ameaças de massacre, algumas com teor nazista, compõe uma lista de desafios perigosos da internet.

Não há muito tempo vimos a tal da “brincadeira da rasteira”, em que os participantes brincavam de derrubar uns aos outros, apesar do risco de causar lesões, sequelas graves e até fatais na vítima. Foi esse último caso, a morte, o desfecho da “brincadeira da roleta humana” para uma jovem de Mossoró/RN. Ela teve traumatismo craniano depois que outros dois adolescentes tentaram girá-la.

No “desafio do desodorante”, a pessoa espirra o spray na boca e tenta inalar o gás – o jogo também fez vítimas no país. Em uma de suas variações, o “desafio do spray congelante”, o jato é direcionado a uma parte do corpo com o objetivo de congelá-la. Resultado: houve queimaduras graves nos participantes.

E, ainda, o “jogo da asfixia”, feita sozinha ou em grupo, em que a pessoa acaba por desmaiar, enquanto os “amigos” ficam eufóricos e filmam a brincadeira. Diante de tudo isso e muito mais que tem livre acesso na rede mundial de computadores, pais e educadores devem ficar atentos, pois a garotada é influenciável e, por isso, corre sérios riscos.

Como não é possível vigiar e nem sempre cercear o que se vê, o ideal mesmo parece ser o diálogo e a conscientização sobre quais conteúdos são benéficos e quais são pura maldade.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.