Democracia

O que é democracia? Segundo o Wikipedia, democracia é um regime político onde todos os cidadãos participam diretamente ou através da representação política, atualmente o Brasil é regido pela democracia representativa através do voto. Mas bem, o ato de votar deveria, observem bem, deveria levar em consideração propostas de melhoria à população como um todo, promovendo avanços na saúde, educação e demais campos da sociedade.

Todavia, vivenciamos um total desprezo às premissas democratas, um grupo alienado de pessoas, enaltecendo o ódio enrustido e que legalmente não poderia ser exposto, a título de cometer crimes dos mais variados possíveis, embarcaram em uma cruzada golpista, jogando no ralo as falas mitológicas que tanto fora alimentada... As quatro linhas da constituição.

Para que possa ser de fato compreendida essa minha paráfrase do ex-presidente, é necessário se desnudar da alienação contida na estrutura social e que embora alimentada por tanto tempo, ainda há tempo de mudar de rumo. Dessa forma, as quatro linhas tão clamadas se dão dentro do próprio campo democrático, não excluindo de forma alguma as possibilidades de manifestação, entretanto, estas devem de fato ocorrer no campo das ideias e não através de atos animalescos como o que vimos em Brasília.

O descontentamento é inerente a quem perde ou vê seu candidato perder em uma eleição extremamente concorrida, mas não valida atos de bandidagem, nem tampouco fomentam estes atos vilanescos.

O que resulta disso? Exemplos dos mais podres possíveis a serem observados pela história, pessoas presas, patrimônio destruído. Por quê? Pela simples incapacidade de aceitar a derrota e por querer impor uma “Deus, Pátria, Família” da forma mais criminosa possível.

Não devemos de forma alguma nos aquietar ante o desmande e o autoritarismo, entre outras ações que possam reprimir a sociedade livre, mas devemos, temos por obrigação, faze-lo pelo ato da convivência ética, pautados pelas leis que nos asseguram tais manifestos e mais, buscando diálogos, bem que por intermédio legal para tal, sem isso, nos tornamos animais... ou tão somente... piores que os animais.

Autor

Eduardo Benetti
Professor Recreacionista em Catanduva