Debater e fazer acontecer

A programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência precisa ser ampliada a cada ano. É o momento ideal para lançar luz sobre questões primordiais para a vida de milhares de cidadãos que enfrentam limitações no ir e vir, no acesso a serviços públicos e evidente preconceito.

Por isso tal debate é tão bem-vindo e, também por isso, que a cidade precisa evoluir em todos os aspectos: na acessibilidade de calçadas e prédios, na capacitação de atendentes para a Libras - Língua Brasileira de Sinais, bem como de comerciantes e quaisquer outros que lidam com público, e também no apoio às famílias que têm pessoas com deficiências.

Há alguns anos, houve desfile de modas no shopping, passeata pela rua Brasil, palestras e debates, tal como será realizado a partir de amanhã, em vários locais da cidade.

Passada essa jornada, entretanto, gestores públicos, presidentes de organizações, empresários e lideranças de forma geral precisam fazer a lição de casa e cumprir as adequações em suas instituições ou negócios, a fim de que as coisas realmente aconteçam na prática. É preciso fazer acontecer e melhorar a vida do próximo. Só assim nos tornaremos sociedade e pessoas melhores.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.