De volta à festa!!!

Os festivais de teatro estão voltando!

Após imenso mergulho nas sombras dos últimos tempos, quando inúmeros festivais de teatro interromperam suas atividades anuais, finalmente estamos respirando e, com muita alegria, voltando aos festivais.

Festival vem de festa! Festa é alegria, encontro, troca, diversão, pessoas... Pessoas! Não é uma reunião de máquinas. Os festivais nasceram com o objetivo de permuta de conhecimentos, vivências e sonhos.

Tivemos um período sombrio para a cultura e os artistas se viram privados desses encontros. Felizmente, há novamente um investimento em cultura e podemos nos reencontrar. As cidades se enchem de cias. teatrais, artistas, espetáculos, oficinas, trocas, trocas, trocas... E como o público ganha com isso! Porque os festivais acontecem nos teatros, nas praças, nas ruas! Para crianças, jovens, adultos, toda a família.

Em 2023, a Cia da Casa Amarela participou de vários festivais. Alguns estavam suspensos há anos e voltaram com força total! Que alegria rever os amigos, voltar ao cenário de tantas viagens e apresentações de antes.

Se os gestores culturais soubessem tirar maior proveito disso, os dias de realização dos festivais entrariam no calendário turístico das cidades, atraindo público e favorecendo com isso hotelaria, comércio, restaurantes, enfim, não é preciso pensar muito para entender o alcance de receber centenas de pessoas da região que poderiam assistir teatro, todo tipo de teatro, enquanto poderiam em outros horários explorar mais de cada município, não só para consumo como também para crescimento humano, ampliação do olhar sobre a vida etc.

Sensibilizar as autoridades é fundamental!

Catanduva já teve festivais! E sempre quando começavam a encorpar, mudanças de governo interrompiam a sequência tão vertiginosa. Infelizmente, é assim. Não há humildade suficiente para continuar o que dava resultado. Artistas e público perdem com isso. Porque sempre há os oportunistas que querem se aproveitar de situações políticas para se darem bem pessoalmente, vender uma imagem de fazedores de cultura, mas escondem, porém, outros interesses. Haja visto o que levam para palco: trabalhos malfeitos, pobres de estética e dramaturgia, contudo com um estardalhaço midiático que a sociedade compra como cultura de qualidade! Muito discurso, pouco critério, uma arte rasa, sem profundidade, sem propriedade.

Vá lá... O público está sendo constantemente reconquistado e os anos de sombras passaram. Agora é hora de reconstruir.

A Cia da Casa Amarela participa há 28 anos de festivais nacionais e internacionais no Brasil e já se apresentou em festivais em Portugal. Essa vivência resultou não só em mais de 100 prêmios (há muita gente em nossa cidade que arrepia – negativamente – quando divulgamos isso!) nos festivais, como um enorme reconhecimento e respeito de crítica, público e organizadores.

Esperamos, sinceramente, que os festivais também voltem à nossa cidade, reunindo artistas e público, para que a festa volte e promova alegria e encontros!

Autor

Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues
Atores profissionais, dramaturgos, diretores, produtores de teatro e audiovisual, criadores da Cia da Casa Amarela e articulistas de O Regional.