De repente se passaram 20 anos

Ao lembrar que o filme “De Repente 30” celebra duas décadas de lançamento fiquei automaticamente lembrando que os 30 do lançamento estão fazendo 50 hoje, dá para entender?

Duvido que exista alguém que não lembra de ter assistido a comédia estrelada por Jennifer Garner e Mark Ruffalo pelo menos umas duas vezes ou que tenha uma filha que amava este filme, eu por exemplo tenho.

A sequência em que o elenco dança “Thriller” de Michael Jackson faz o filme se tornar uma daquelas comédias românticas extremamente emblemáticas a ponto de não ser nenhuma surpresa quando os membros do elenco relembram o longa sempre que possível.

No filme Jenna Rink é uma garota que está descontente com sua própria idade e em seu 13º aniversário faz um pedido, quer virar adulta porque em sua festa ela é trancada num armário devido a uma brincadeira, e fica completamente esquecida pelos demais presentes. O pedido milagrosamente se torna realidade e, no dia seguinte, ela acorda com 30 anos de idade tendo que enfrentar os problemas da vida adulta.

Maltratada pelos colegas, sonha estar mais velha para enfrentar a situação de maneira mais adulta, e estando trabalhando numa poderosa editora de revista de moda em Nova York fica assustada com as novidades de sua vida, encantada por ter se tornado tudo aquilo que sempre sonhou, mas quando tenta reencontrar Matt, seu paquera de juventude, ela descobre que perdeu contato com ele e que agora ele está prestes a se casar. Ao mesmo tempo que ter 30 anos lhe agrada, a perda de contato com seu amigo lhe desagrada.

Além de abordar o tema da adolescência e bullying, outros aspectos importantes são discutidos, e enquanto Jenna tem um jeito puro de ser, terá que conviver com amigos tiranos que a todo custo querem lhe passar para trás a desvalidando.

A verdade é que a vida é cheia de desafios e que cada idade traz novas situações para amadurecer, estruturando um futuro enriquecido quando diante das situações vividas podemos pensar as dificuldades de maneira a produzir aprendizado e conhecimento, que entre felicidades e tristezas costuram o nosso caminho.

O filme é muito gracioso e importante para discutir as questões cotidianas que, de maneira sutil fazem sofrer quem ainda não está preparado para enfrentar as durezas de ser colocado de lado pelos amigos, etc. Assistam e relembrem porque vale a pena!

Música “Thriller” com Michael Jackson.

Texto escrito com a colaboração de minha filha!

Foto HBO Max ©

Autor

Claudia Zogheib
Psicóloga clínica, psicanalista, especialista pela USP, atende presencialmente e online. Redes sociais e sites: @claudiazogheib, @augurihumanamente, @cinemaeartenodivã, www.claudiazogheib.com.br e www.augurihumanamente.com.br