Cortella e a ARCOS

Amanhã, 29 de agosto, Mário Sérgio Cortella proferirá uma palestra do Clube de Tênis de Catanduva. Os ingressos estão esgotados. Mais de 1200 pessoas terão a oportunidade de ouvir as palavras de um dos mais bem sucedidos e qualificados palestrantes do Brasil. Ele passeia sobre quaisquer assuntos como se estivesse caminhando e descrevendo a paisagem.

Seu olhar perspicaz e profundo, combinado com um discurso claro, criativo e generoso, faz com que o público seja conduzido prazerozamente pelos caminhos da reflexão e, ao cabo de algumas dezenas de minutos todos saem do encontro convencidos de que não somente é possível – mas é muito bom – fazer o seu melhor.  

A filosofia da fraternidade que inspira a ARCOS, expressa no lema do Rotary Club há décadas: “Dar de si antes de pensar em si”, une-se então ao o “fazer o teu melhor” proposto por Cortella, e então chegamos à ideia do Voluntariado: oferecer o melhor de nós para o próximo.

E mais: fazer isso juntos, coletivamente, em grupo. Um mais um, quando se trata de unir pessoas para gerar benefícios para outros seres, sempre dá mais do que dois. E é esse fenômeno aritmético de natureza humana (e espiritual!) que explica porque a ARCOS está crescendo tanto e tão rapidamente: dezenas de organizações da sociedade civil (“entidades beneficentes”) somam os seus esforços, atuando em rede para o bem das outras pessoas, especialmente daquelas que mais precisam. 

Nessas circunstâncias, em que o próprio BEM é o protagonista das ações, e que os indivíduos, as organizações e a ARCOS são apenas instrumentos, somos conduzidos gentilmente ao treinamento, capacitação e exercício da maior habilidade que um ser humano pode desenvolver, que é a de amar, conduta entendida como a de respeitar profundamente o próximo e assumir o compromisso de atuar permanentemente em favor da sua felicidade.  

A vinda de Mário Sérgio Cortella a Catanduva mobiliza toda a região, mas acima de tudo provoca o movimento evolutivo das nossas consciências. Para além do fato objetivo de que se trata do maior evento realizado pela ARCOS desde a sua origem em 2018, o meu palpite é que a palestra de amanhã marcará uma nova fase do Terceiro Setor nesta região. 

Ao palestrante, e a tantas pessoas que estão trabalhando para que esse evento se concretize, nossa gratidão.

Autor

Wagner Ramos de Quadros
Juiz do Trabalho e diretor de Relações Institucionais da Arcos.