Convite Maldito – moderno, filme é inspirado em clássico do terror

A novidade dessa semana no CineX, no Shopping de Catanduva, é o terror Convite Maldito. Como já comentei antes, o cinema mundial parece estar vivendo uma onda de terror pós-pandemia, em cartaz a cada semana, com Halloween Ends e Sorria ainda em exibição. Em Convite Maldito, a jovem Evie (Nathalie Emmanuel, da franquia Velozes e Furiosos) é uma artista americana que vive de bicos para sobreviver. Num desses trabalhos, de uma empresa que conecta as pessoas com parentes distantes através de um teste de DNA, ela descobre que tem um primo desconhecido na Inglaterra. Sozinha, depois de perder a mãe recentemente, ela entra em contato com esse primo e, conversas depois, ela embarca para o Reino Unido; afinal, apesar da diferença de etnia e classe, eles têm laços de sangue, o que vai contar muito na trama depois.

Evie conhece o primo Oliver (Hugh Skinner) e com ele vai para o interior da Inglaterra, participar do casamento de outra prima deles. Esse é o “convite maldito” do título brasileiro (no original, The Invitation), que a leva de uma nova e tranquila situação para uma mansão infernal, com ambientes ao estilo Downton Abbey ou Bridgerton (séries que enfocam a aristocracia britânica), com direito até a um mordomo mal humorado (Sean Pertwee, de Vingança Muda). Parte do tempo, Evie passa batendo papo com a melhor amiga Grace (Courtney Taylor) pelo celular, que serve para lembrá-la de sua origem, enquanto vai socializando com os novos parentes: a família do noivo e as madrinhas de casamento; conhece a língua afiada de Viktoria (a atriz e modelo dinamarquesa Stephanie Corneliussen), uma espécie de socialite malvada; a doce dama de honra Lucy (Alana Boden, de Uncharted - Fora do Mapa); e, principalmente, inicia um flerte sem compromisso com certo Sr. DeVill (Thomas Doherty, do novo Gossip Girl), cujo nome fornece uma pista-trocadilho sobre quem pode ser, mas cuja identidade real já foi entregue em alguns dos trailers do filme, homenageando um clássico dos filmes de terror e da literatura gótica, escrito por Bram Stoker.

A partir daí, Convite Maldito distribui diversas cenas de susto, ainda mais considerando que estamos numa mansão antiga, isolada, e cheia de labirintos. Há também o mistério sobre a antiga dona do local, mais o romance entre Evie e o sedutor Sr. DeVille, que se intensifica até o terror, à medida que os preparativos para o casamento continuam e Evie, que começara a se deixar levar pela vida aristocrática da mansão, para algo muito assustador.

A diretora Jessica M. Thompson investe num filme com algumas reviravoltas que nos levam a uma mitologia conhecida e clássica para os fãs de terror, enquanto Evie se vê presa nessa festa que, literalmente se transforma num enterro. Contato Maldito ainda dá gancho para uma possível sequência.

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.