CONVERSA SOBRE INCLUSÃO – 21.09.23

21 DE SETEMBRO - DIA NACIONAL DE LUTA PELA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Considerada a data mais importante do calendário nacional em termos de mobilização e visibilidade, foi idealizada em 1982 pelos movimentos sociais que lutavam em favor da garantia de direitos fundamentais às pessoas com deficiência. Contudo, somente em 2005 a data foi oficializada através da Lei nº11.133 de 14 de julho de 2005.

A LUTA CONTINUA...

A data nos faz lembrar que a luta continua. Promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade não é uma tarefa fácil. Se fosse fácil, o dia 21 de setembro não seria chamado de Luta. A inclusão é um processo contínuo que exige mudança, transformação, quebra de paradigmas, coragem e muita atitude. E só há uma forma de superar tantos obstáculos: lutando! E essa luta pertence a todos nós!

SETEMBRO VERDE: O VERDE DA ESPERANÇA

No 21 de setembro também é comemorado o Dia da Árvore. O verde das árvores e a proximidade do início da primavera serviram de inspiração para a criação da Campanha Setembro Verde – mês dedicado à Luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência. Embora ainda desconhecido por grande parte das pessoas, o Setembro Verde tem se tornado importante ferramenta para dar visibilidade à causa das pessoas com deficiências em todo o Brasil.

ENCONTRO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM ELISIÁRIO

Para celebrar o Dia Nacional de Luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, o município de Elisiário realiza nesta quinta-feira, às 13h30, o 1º Encontro Municipal da Pessoa com Deficiência. O evento deverá reunir cerca de 100 participantes, entre pessoas com deficiência e familiares.

CATANDUVA NA CONTRAMÃO

Enquanto muitas cidades se mobilizam em torno da data no sentido de promover ações educativas e de conscientização popular sobre o tema, Catanduva se destaca pelo retrocesso nas políticas voltadas à pessoa com deficiência. Após extinguir a Coordenadoria Municipal de Inclusão Social, esta semana o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa vetou o projeto de lei de autoria do vereador Maurício Gouvea que previa a inserção do Símbolo Mundial do Transtorno do Espectro Autista nas placas indicativas de vagas preferenciais em estacionamentos.

MOVIMENTOS DA PESSOA COM AUTISMO NA BRONCA COM O PREFEITO

Através das redes sociais, o Grupo de Mães TE Apoio e o Projeto Butterfly repudiaram a decisão do prefeito Padre Osvaldo de vetar o projeto de lei do vereador Maurício Gouvea. A pergunta que todos fazem é: qual a justificativa para vetar o projeto que beneficiaria as Pessoas com Autismo e seus familiares, e além disso, ajudaria a conscientizar a sociedade sobre um direito exclusivo que, na verdade, já está garantido pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência? Com a palavra o Prefeito!

Por hoje é só! E aí, gostou do conteúdo? Deseja dar a sua opinião?

É só escrever através do e-mail: francisco.neto7936@gmail.com.

Forte abraço e até a próxima Coluna Conversa sobre Inclusão.

Foto: Shutterstock

Autor

Chico da Inclusão
Consultor em inclusão e acessibilidade. Mestre em Educação e profissional de Educação Física. Autor do livro "Direitos e garantias às pessoas com deficiências: a atuação do poder público no processo de inclusão"