CONVERSA SOBRE INCLUSÃO – 19/07
VEM AÍ A SEMANA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 2023
Entre os dias 14 e 19 de agosto será realizada a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. O tradicional evento, a exemplo do ano passado, está sendo organizado pela Arcos, juntamente com entidades sociais voltadas ao atendimento à pessoa com deficiência: Apae Catanduva, Apae Palmares Paulista, Corujas do Bem e Delta. A organização do evento conta com a minha participação, Prof. Francisco Neto, conhecido como Chico da Inclusão, que, aliás, fui um dos idealizadores da Semana da Pessoa com Deficiência.
PALESTRA DE ABERTURA DEFINIDA
Célia Leão (foto), ex-deputada estadual e que também já atuou como Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, fará a palestra de abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no dia 14 de agosto, às 19h30, no Clube de Tênis Catanduva. Para quem não a conhece, Célia Leão tornou-se militante pelos direitos da pessoa com deficiência após ficar paraplégica, em razão de acidente automobilístico.
DADOS DA PNAD 2022
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua 2022 (PNAD), apresentados pelo IBGE, revelaram que pessoas com deficiência possuem menos acesso a oportunidades de trabalho, renda e educação quando comparadas às pessoas sem deficiência.
A COISA ESTÁ FEIA NA EDUCAÇÃO
De acordo com a pesquisa, a taxa de alfabetismo entre pessoas com deficiência é de 19,5%, enquanto que entre pessoas sem deficiência a taxa é de 4,1%. Ou seja, uma diferença 5 (cinco) vezes maior na comparação entre pessoas com e sem deficiência. Isso significa que ainda temos um longo caminho a percorrer em relação à educação inclusiva.
E NO MERCADO DE TRABALHO
No quesito trabalho não é muito diferente. A pesquisa apontou que, em 2022, apenas 26,6% das pessoas com deficiência possuíam alguma ocupação, enquanto que entre as pessoas sem deficiência 60,7% possuíam ao menos uma ocupação. E para quem acha que está ruim, a pesquisa ainda revelou que, na comparação entre salários, a pessoa com deficiência tem renda 30 % menor, comparada com o restante da população.
RETRATO DA REALIDADE
A pesquisa revelou o que se observa na prática, mais precisamente no dia a dia da pessoa com deficiência. Faltam políticas públicas efetivas. Assuntos relacionados à inclusão da pessoa com deficiência são muito pouco ou quase nunca discutidos, não fazem parte da agenda dos governos. O que se vê por aí, vez ou outra, são ações isoladas, sem continuidade e desprovidas de planejamento estratégico. Em certo sentido, são ações mais assistencialistas do que afirmativas e de garantia de direitos.
TROFÉU DANIEL DIAS DE PARANATAÇÃO
Cinco paratletas catanduvenses participaram no último final de semana do V Troféu Daniel Dias de Paranatação. O evento realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, reuniu centenas de atletas de várias partes do estado. A equipe de Catanduva foi representada pelos atleta, Ademir Santaela, Pedro Lucas de Souza, José Carlos Gerut, Guilherme Ananias e Angélica Oliveira, além do técnico Carlos Tita.
E aí, gostou do conteúdo? Deseja dar a sua opinião? É só escrever através do e-mail: francisco.neto7936@gmail.com.
Forte abraço e até a próxima Coluna Conversa sobre Inclusão.
Autor