CONVERSA SOBRE INCLUSÃO – 12-10-23

11 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Instituída em 1981, por meio da Lei Nº 2.795, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física é celebrado anualmente no dia 11 de outubro como um marco na luta pela promoção dos direitos das pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. No Brasil, estima-se que mais de 13 milhões de cidadãos e cidadãs se autodeclaram pessoas com deficiência física. A data reforça a necessidade de conscientizar toda a sociedade sobre a importância de pensarmos em uma sociedade mais justa, igualitária e livre de barreiras que impeçam a inclusão das pessoas com deficiência física.

TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL SEM ACESSIBILIDADE

E por falar em barreiras para as pessoas com deficiência física, esta coluna recebeu reclamação de que alguns ônibus do transporte municipal têm apresentado falhas no funcionamento da plataforma elevatória, dispositivo indispensável para o embarque e desembarque de pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida. Já não basta a péssima qualidade do serviço prestado, tem mais essa situação. É direito, é pago, mas funciona.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA E EMPREGABILIDADE

De acordo com estudo da consultoria NOZ Inteligência em parceria com a Talento Incluir, 60% das pessoas com deficiência entrevistadas nunca foram promovidas. Além disso, 45% dessas pessoas permanecem no mesmo cargo e na mesma empresa por mais de uma década. Esses dados evidenciam que, até o momento, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho tem se limitado à contratação, sem oferecer oportunidades iguais para o crescimento de suas carreiras. Infelizmente, a equidade ainda não é uma realidade após a diversidade entrar na empresa.

EMPREGABILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM CATANDUVA

Durante a programação da Semana da Pessoa com Deficiência realizada no mês de agosto em Catanduva, foi revelado que várias empresas locais não cumpre a Lei de Cotas. Mas, para a surpresa de muita gente, a Prefeitura Municipal de Catanduva, integra o rol das empresas que estão em débito com a legislação federal que prevê a obrigatoriedade da reserva de vagas para Pessoas com Deficiência. Apesar da repercussão negativa, a Prefeitura nunca se manifestou a respeito.

REATCH 2023

Ocorreu de 4 a 7 de outubro em São Paulo, a Reatech - Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação. Considerada a principal feira do setor na América Latina, a cada ano apresenta as principais novidades em produtos, serviços voltados a inclusão e reabilitação. O evento também oferece uma vasta programação de palestras sobre os principais temas relacionados a inclusão social da pessoa com deficiência.

GUERRA E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

As Guerras promovem males terríveis e deixam marcas que nem mesmo o tempo é capaz de apagar. Uma vez que os conflitos acontecem, cada vez mais, também nos centros urbanos, o impacto na vida civil se torna incalculável e os primeiros a sofrerem com a perda de direitos são grupos minoritários com demandas específicas, como as populações de pessoas com deficiência. Segundo relatório da ONU conflitos armados são responsáveis por 16% das causas de deficiência no mundo. Se imaginar um contexto de guerra é difícil para uma pessoa sem deficiência, para pessoa com deficiência a autonomia e inclusão podem se tornar totalmente indisponíveis.

 

Por hoje é só! E aí, gostou do conteúdo? Deseja dar a sua opinião?

É só escrever através do e-mail: francisco.neto7936@gmail.com

Forte abraço e até a próxima Coluna Conversa sobre Inclusão.

Autor

Chico da Inclusão
Consultor em inclusão e acessibilidade. Mestre em Educação e profissional de Educação Física. Autor do livro "Direitos e garantias às pessoas com deficiências: a atuação do poder público no processo de inclusão"