CONVERSA SOBRE INCLUSÃO – 05.07.23

CAPACITISMO? O QUE É ISSO?

A pedido da jornalista Karla Konda, mãe atípica e leitora desta coluna, vamos abordar o significado de Capacitismo. Pouco conhecido ainda, o termo é compreendido como a manifestação de atitudes “Preconceituosas” dirigidas a uma pessoa em razão de sua deficiência.

CAPACITISTAS...

Atitudes capacitistas são mais comuns do que se imagina e estão presentes principalmente nas salas de aula e no ambiente de trabalho. Na prática, uma pessoa comete Capacitismo quando subestima a capacidade e a aptidão de alguém em virtude de sua deficiência. Em outras palavras, é o não reconhecimento de suas competências, tornando-a inferior ou incapaz.

EXPRESSÕES CAPACITISTAS

Expressões comumente utilizadas no cotidiano como “dar uma de João sem braço”, “desculpa de aleijado é muleta” e “em terra de cego quem tem um olho é rei” são consideradas capacitistas, pois denotam claramente que pessoas com essas características são totalmente incapazes. Portanto, cuide do vocabulário para não se tornar uma pessoa capacitista.

CENSO IBGE 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará na sexta-feira (7), às 10 horas, o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Pessoa com Deficiência 2022. Essas informações são relevantes, pois indicarão a realidade da pessoa com deficiência no Brasil. A partir dos dados apresentados pelo IBGE, a União, Estados e Municípios poderão aprimorar as políticas públicas considerando as necessidades dessa importante parcela da sociedade.

24% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Segundo o último Censo do IBGE (2010), 45,6 milhões de brasileiros, 23,9% da população total, possuem algum tipo de deficiência - visual, auditiva, motora, mental ou intelectual. Desse total, 25,8 milhões (26,5%) são mulheres e 38,4 milhões (21,2%) são homens. Em geral, o censo aponta que apesar de avanços, a baixa escolarização e a dificuldade de acesso ao mercado formal de trabalho influenciam diretamente para a baixa condição econômica das pessoas com deficiência.

SUGESTÃO DO LEITOR!

Deseja sugerir um assunto para a nossa próxima Conversa sobre Inclusão? É só envia-la através do e-mail. Sua sugestão será muito bem-vinda. Até a próxima!

Autor

Chico da Inclusão
Consultor em inclusão e acessibilidade. Mestre em Educação e profissional de Educação Física. Autor do livro "Direitos e garantias às pessoas com deficiências: a atuação do poder público no processo de inclusão"