Contrastes na Educação
Enquanto a Prefeitura de Catanduva dá os toques finais ao aguardado projeto de reestruturação do funcionalismo e os professores buscam defender seus direitos, inclusive protocolocando contraproposta referente ao pagamento do piso salarial, uma professora da rede municipal mostra que, com valorização, é possível ir muito além.
Cínthia Simionato Pereira foi selecionada entre 100 educadores do país, ficando exatamente na 50ª colocação, para participar de um curso intensivo sobre a metodologia de alfabetização utilizada em países desenvolvidos.
As aulas serão em Portugal, ao longo de seis semanas, entre os meses de novembro e dezembro, e os projetos aplicados em Catanduva no próximo ano letivo. As reportagens sobre os três temas – a contraproposta dos professores, a reestruturação e a conquista da professora catanduvense – compõem a edição de hoje de O Regional, o que chega a ser interessante e até contrastante.
Quando consultados sobre a polêmica do piso salarial, os docentes sempre atrelam o ganho financeiro à motivação e, sobretudo, à qualificação necessária para continuarem ofertando o melhor em sala de aula. E, em cima disso, endurecem o discurso contra possíveis perdas.
Apesar de todo o embate e sufoco, a notícia positiva vindo da educadora da escola Lahud Cury mostra que é possível apostar pesado nos profissionais e também nas crianças e adolescentes do país. Quando há investimento, valorização e oportunidade, eles podem voar alto, bem alto.
Autor