Conheça as origens de Namor, o inimigo de Wakanda

Namor, o Príncipe Submarino da Marvel, era fruto da união entre um homem da superfície com uma princesa da Atlântida, o reino mítico submerso no oceano Atlântico. Aquaman, o Rei dos Mares, da DC, era filho de um homem da terra... e uma princesa da Atlântida. Quem copiou quem? Namor foi o primeiro personagem do panteão da antiga Marvel, antes de ter esse nome, em 1939. Aquaman surgiu em 1941, pela antiga DC Comics. Acontece que a DC foi mais rápida e lançou, com sucesso, em 2018, o filme do Aquaman, e já está para lançar o segundo. Tendo recuperado os direitos do personagem, comprados por outro estúdio, a Marvel ainda tentou lançar Namor em Vingadores: Ultimato (2019), mas havia excesso de personagens. Ficou para este ano, em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, em cartaz desde quarta-feira no CineX de Catanduva.

Criado pelo desenhista Bill Everett, Namor foi o primeiro anti-herói das histórias em quadrinhos. Arrogante, quase um vilão, detestava os povos da superfície que poluíam e invadiam os oceanos e não hesitou em atacar Nova York. Mas fez uma trégua com os super-heróis do mundo para enfrentar os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Foi o primeiro mutante, antes dos X-Men, o que só foi revelado bem depois. O personagem desapareceu dos gibis depois da guerra, sendo reaproveitado somente em 1962 por Stan Lee, já na nova Marvel.   

Apesar de pioneiro, a Marvel quis evitar comparações e resolveu, no cinema, dar uma origem bem diferente da dos quadrinhos... e do Aquaman. Sai o mito grego da Atlântida, entra Tlālōcān, dos mitos dos povos maias da América Central. O visual da cidade submarina é inspirado na cultura maia, assim como o título de Kukulkan, “Serpente Emplumada” de Namor (o ator mexicano Tenoch Huerta). Como sempre, porém, Namor respira sob as águas, é superforte, e tem poderosas asinhas nos pés, o que lhe permite voar.  

A aparição de Namor no segundo filme do Pantera Negra: Wakanda para Sempre foi baseada no arco da Guerra Atlantis vs Wakanda, dos quadrinhos, e no cinema, serve de lançamento do personagem para um público que não o conhece fora dos gibis, exceto por algumas poucas aparições em animações da TV. 

É possível que Namor apareça também no novo filme do Quarteto Fantástico (outro grupo original que a Marvel retoma os direitos no cinema), já que sua volta nos quadrinhos foi justamente numa HQ do grupo. Como ele é o “primeiro mutante”, especula-se sobre sua aparição no futuro novo filme dos X-Men, agora também pertencentes à Disney. Tudo isso deve tornar o herói ou anti-herói mais conhecido das novas gerações enquanto o estúdio prepara seu filme solo, em data ainda não definida. 

Autor

Sid Castro
É escritor e colunista de O Regional.