Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa
Ainda em tempo de férias, mais um lançamento nacional no Grupo Cine, em Catanduva: Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa.
Sem dúvida o maior autor infantil do país na atualidade, o desenhista Maurício de Sousa criou uma grande plêiade de personagens que foram das tiras de jornal e revistas em quadrinhos para a animação, publicidade, jogos, brinquedos e parques até o cinema e a televisão. Com atores representando seus bonecos, foram lançados para cinema: Turma da Mônica – Laços (2019), Turma da Mônica: Lições (2021), Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo (2024), com os personagens adolescentes e a série Turma da Mônica: Origens (2024).
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa é o primeiro filme desse pequeno caipira esperto do interior do sudeste, que adora goiabas e é apaixonado por Rosinha. Em certa época, as historinhas do Chico Bento causaram polêmica em alguns círculos conservadores por conta de seu dialeto “caipirês”, aliás, expresso no próprio título do filme. Dirigido por Fernando Fraiha, o filme é protagonizado por Isaac Amendoim, influencer mirim que estreia no cinema. Natural de Cabo Verde, interior de Minas, o menino tem carisma, e apenas no Instagram, cerca de 3,5 milhões de seguidores.
O filme inicia com Chico vestido com sua melhor roupa de domingo, com gravata-borboleta e tudo, contando o causo de como arrumou um encontro com Rosinha (Anna Julia Dias). Como sempre, Chico Bento começa roubando goiabas de uma árvore nas terras de Nhô Lau (Luis Lobianco), que enxerga o menino como um verdadeiro capeta e quer pegá-lo no flagra de qualquer jeito. Várias cenas exploram, com humor, a disputa entre os dois, entre a esperteza alegre do moleque da roça e a raiva do fazendeiro.
Tudo vai bem até que surge Genesinho (Enzo Henrique), menino rico da Vila Abobrinha, e seu pai, Dotô Agripino (Augusto Madeira), homem cheio dos empreendimentos. Ele decide que a região precisa é de uma estrada para trazer progresso, e passa a convencer todo mundo dali a aderir à ideia.
Acontece que a estrada vai passar justamente onde está a goiabeira preferida do Chico, nas terras do Nhô Lau. Isso, Chico Bento não pode admitir, e reúne Rosinha e seus amigos Zé Lelé (Pedro Dantas), Zé da Roça (Guilherme Tavares), Hiro (Davi Okabe) e Tábata (Lorena de Oliveira), que tentarão deter tal crime. E para isso, contam com a ajuda de um adulto, no caso, a professora Marocas (Débora Falabella).
Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa tem um enredo simples, mas eficiente, como as HQs do personagem, focando sua graça no humor e sagacidade do protagonista, capaz de agradar tanto o público infantil, seu alvo principal, quanto o adulto, boa parte dos quais cresceu lendo suas estripulias nos jornais e revistas.
Autor