Chat GPT tem informação imprecisa, assim como Wikipédia
Quando a Wikipédia surgiu, em 15 de janeiro de 2001, trouxe em seu bojo um projeto para produzir uma enciclopédia com conteúdo livre que podia ser editada por todos. A ideia era complementar o seu similar, o projeto Nupedia (escrito por especialistas).
Acontece que, com todo mundo dando seu pitaco, inserindo informações e dados aleatoriamente, se tornou um amontoado de textos que ainda hoje servem de base de pesquisas para leigos e que perdeu a sua essência. Nem tudo que está ali reflete a verdade. A manipulação pública é notória em diversos textos e a falta de especialistas no assunto provoca mais críticas para a credibilidade da plataforma.
De mesmo modo está acontecendo com a Inteligência Artificial do Chat GPT que, em alguns momentos apresenta dados reais e verídicos e, em outros, até informações com um pouco de manipulação por dados grupos ideológicos, o que pode transformá-lo em um novo aplicativo ou sistema para ser utilizado, mas não confiado.
Quando se pede frases de certa personalidade, ele até apresenta algumas, mas ao checar em sites confiáveis, foi dita ou escrita por outra pessoa. Assim, a credibilidade começa a ruir e quem estiver inserindo os dados está cometendo deslizes e informações equivocadas.
Portanto, é preciso, mais do que nunca, acreditar desacreditando e checar antes de informar. É sabido que o aplicativo vem sendo utilizado por estudantes que precisam fazer textos e trabalhos escolares, mas esta prática se estende aos que cursam uma faculdade.
Portanto, cabe aos professores orientarem que mesmo a Inteligência Artificial apresenta falhas podem não dizer a verdade, como se espera.
Mas, cá para nós, quando o homem começa a inserir dados, com certeza teremos a corrupção de fatos ou precisaremos suprimir aquilo que não nos agrada, portanto, é mais do que natural que isto aconteça.
Gregório José
Jornalista, radialista e filósofo
Autor