CCC – Cruzeiro Cestobol Clube

O basquete esteve presente em Catanduva, praticamente, desde os primórdios do município, sendo desenvolvido ao longo dos anos. 

Um dos grandes times que representou essa modalidade de esporte em nossa cidade foi o Cruzeiro Cestobol Clube, fundado em 19 de março de 1936, com quadra situada na Rua Brasil (Largo da Matriz). 

Dentre a comissão fundadora podemos citar alguns nomes: Luiz Flório, presidente; Bruno Mestrinelli, vice-presidente; Roque Astrogildo de Almeida, 1º secretário; Antonio Gazel, 2º secretário; Orlando Pedrazolli, 1º tesoureiro; Antonio Picollo Sobrinho, 2º tesoureiro; Augusto de Maio, 1º diretor esportivo; José Aun, 2º diretor esportivo; Vicente Bifani, Alexandre Pinotti, José Gazel, Antonio Lopes e Pizante Bilezikjian, formando o Conselho Cultivo. 

CCC  

Posteriormente, o simpático clube dos três “C”, graças ao esforço de seus dirigentes e do povo em geral, construiu uma ótima quadra, situada na Avenida São Domingos, contando com o trabalho manual dos componentes da diretoria e dos elementos de seu time, o que demonstra grande apreço dos catanduvenses por este esporte. A quadra funcionou onde hoje está instalado o Shopping Popular. 

A quadra era bem iluminada e ao longo dos tempos foi passando por inúmeros melhoramentos, como por exemplo, a construção do placar, oferta do Sr. Luiz Flório; aquisição de ótimos armários; reforma das arquibancadas, pinturas e outras iniciativas, sempre tendo a frente os esforçados diretores. 

A iluminação da quadra era uma das mais perfeitas do interior paulista, com capacidade de 6.000 wats, contando com 6 lâmpadas de 1.000 velas cada. 

No ano de 1943, o clube encontrava-se em constante atividade, contando com um acervo de excelentes partidas, como as memoráveis do Corinthians, Tupan de Mirassol, entre outros. Estavam se preparando para participar pela primeira vez do Campeonato dos Jogos Abertos do Interior, a ser realizado em Sorocaba. Até o ano de 1943, o Cruzeiro Cestobol Clube participou de dois grandes campeonatos relâmpagos: um efetuado em Araraquara e outro em Jaboticabal.  

As vitórias do Cruzeiro eram realmente significativas, como por exemplo, vitórias sobre o Gymnasio de Itápolis por 20 X 7, ou ainda sobre Monte Azul C. C., por 16 X 4. 

O time possuía um 'Livro de Ouro', no qual figuravam inúmeras assinaturas, destacando as dos senhores Ricardo Lunardelli, Ângelo Zancaner, Luiz Flório, Adalberto Netto, entre outras. 

O time apresentou um ótimo desempenho durante sua existência, até que na década de 1960, por vários motivos, o time extinguiu-se. 

Porém, mesmo não existindo mais, a memória do Cruzeiro Cestobol Clube ainda está viva nas mentes e nos corações daqueles que presenciaram suas atividades ou de, pelo menos, conhecer um pouco da história desta importante instituição esportiva. 

 

F:\Trabalho\O Regional\Matérias 2015\09 - Setembro\01 - Cruzeiro Cestobol Clube - 06-09-2015\01.JPG 

Equipe e diretores do Cruzeiro Cestobol Clube, no ano de 1936, na quadra da instituição, localizada na Avenida São Domingos. Em pé: Augusto de Maio, Emílio Kassis, Pizante Bilezikzian, Orlando Pedrazzoli, Fortunato Lopes, Hugo Ramazzini, Alexandre Pinotti, Giordano Mestrinelli. Ajoelhados: José de Almeida São Bernardo (Baiano), Fuad Kassis, Orlando Facci, Alfredo Gasel e Flávio Diório  

 

F:\Trabalho\O Regional\Matérias 2015\09 - Setembro\01 - Cruzeiro Cestobol Clube - 06-09-2015\02.JPG 

Equipe do Cruzeiro Cestobol Clube em sua quadra no ano de 1954. Em pé: Zé Aparecido, Tito, Fogueira, Natinho, Pitico, Osorinho (técnico). Abaixados: Zanon, Bauab, Marco Túlio, João Márcio e Cacciari 

 

F:\Trabalho\O Regional\Matérias 2015\09 - Setembro\01 - Cruzeiro Cestobol Clube - 06-09-2015\04.JPG 

Treinamento para os Jogos Abertos de 1957 do time de basquete feminino na quadra do Cruzeiro Cestobol Clube. Em pé: Marilu Macedo, Eleonor Geraldes, Iolanda Meneghelli, Catiê (técnico). Agachados: Sulamita Vano, Irene, Janete Salim e Neuzinha 

 

F:\Trabalho\O Regional\Matérias 2015\09 - Setembro\01 - Cruzeiro Cestobol Clube - 06-09-2015\05.JPG 

Equipes masculina e feminina do Cruzeiro Cestobol Clube, tirada em 29 de abril de 1945, em comemoração ao seu 9º aniversário. Entre os jogadores, sentado de terno branco, o prefeito municipal da época, Sr. Sílvio Salles

Autor

Thiago Baccanelli
Professor de História e colunista de O Regional.