Cantinflas: A Magia da Comédia

Ator de prestígio em sua terra natal, o México, Mario Moreno, o Cantinflas (Óscar Jaenada), tenta, com muito custo, a carreira em Hollywood. Até que é convidado para participar como protagonista de um dos grandes clássicos do cinema, “A volta ao mundo em 80 dias”.

Uma história não-contada sobre o maior astro do cinema do México, o humorista e comediante Mario Moreno, mundialmente conhecido por Cantinflas (1911-1993). Esse singelo e desconhecido filme acompanha a infância e juventude humilde de Moreno na Cidade do México, períodos de sua vida marcados pela pobreza, o que o fez começar a trabalhar ainda criança como engraxate, e depois, na adolescência, como taxista. Aos 20 anos, em 1931, Moreno foi contrato como ajudante em um teatro, e passou a substituir o apresentador, fazendo improvisos. Conquistou parte do público e não parou mais, sendo contratado para atuar em filmes mexicanos de comédia no fim de 1930, na principal produtora de lá, a Cisa. Até que fundou a sua produtora, a Posa Films, onde atuou e produziu mais de 40 filmes populares, como “O sabichão” (1948) e “O porteiro” (1950). Com muito custo, foi a Hollywood para tentar a carreira, chegando a ser escalado como ator principal do clássico “A volta ao mundo em 80 dias” (1956), filme que deu a ele o prêmio de melhor ator no Globo de Ouro. A aventura foi um tremendo sucesso de público, ganhou o Oscar de melhor filme, mas Moreno não conseguiu mais espaço em Hollywood – quatro anos depois fez mais um filme lá, uma coprodução da Columbia com a sua produtora Posa, que foi criticado e péssimo em bilheteria, “Pepe” (1960), uma longa comédia musical, de três horas de duração – novamente o ator foi indicado ao Globo de Ouro, e o filme recebeu sete indicações ao Oscar. Quase quebrado pelo fracasso de público, Moreno voltou ao México e se dedicou aos filmes em solo natal, até morrer aos 81 anos, em 1993.

Aqui, nesse filme rápido, divertido e com momentos dramáticos, o foco é na chegada do ator em Hollywood, as dificuldades de um hispânico na terra sagrada do cinema (e o preconceito dos grandes chefes de estúdio em contratá-lo), além de trazer histórias de bastidores, em especial as de “A volta ao mundo em 80 dias”, como a relação de amizade dele com Elizabeth Taylor e das confusões nas gravações.

O ator espanhol Óscar Jaenada, de “Os perdedores” (2010) e “Viagem das loucas” (2017), é muito parecido com Cantinflas, magro, com finos bigodes e o jeito tímido. Uma cinebiografia bonita e sincera de Cantinflas, que não retrata toda sua vida, mas pelo menos uma parte importante dela.

Disponível em DVD, pela Paris Filmes, e nas plataformas de streaming para aluguel Apple TV e Google Play.

Cantinflas: A magia da comédia (Cantinflas). México, 2014, 102 minutos. Drama/Comédia. Colorido. Dirigido por Sebastian del Amo. Distribuição: Paris Filmes.

Autor

Felipe Brida
Jornalista e Crítico de Cinema. Professor de Comunicação e Artes no Imes, Fatec e Senac Catanduva