Café Minuto - 30/09/2022

ELEIÇÃODomingo é dia de eleição. Exerça seu direito de cidadão e vote. Escolha seu governante livremente, com consciência. Isso é democracia. Defenda-a. Não abra mão dela.  

O CÉREBRO FALA A esclerose lateral amiotrófica – ELA – imobiliza a pessoa. Afeta o sistema nervoso levando a paralisia motora irreversível. Não se movimenta, não fala, não abre os olhos. Pois um alemão de 34 anos, foi capaz de fazer uma declaração de amor. Expressou o sentimento pelo filho de 4 anos através de uma frase na tela de um computador. “Eu amo meu filho lindo”. Escreveu ele com a ajuda de um sistema que, pela primeira vez, possibilitou um indivíduo nessa condição comunicar-se usando sentenças inteiras, muito além do “sim” e do “não”. Isso foi possível por meio de um implante de dois microelétrodos no córtex cerebral dele, área para a manifestação do pensamento. Depois foram conectados a um amplificador instalado na parte externa do crânio. Os sinais neurais são decodificados por um processador. E as sentenças são exibidas na tela do computador. Com muito treino o alemão estava apto a selecionar mentalmente as letras de um teclado virtual. Ele passou a se comunicar com filho e a sua mulher. Depois de um tempo, entretanto, o paciente perdeu a capacidade de se comunicar. Provavelmente porque o cérebro rejeitou os implantes e os sinais elétricos ficaram mais fracos. Esse episódio abriu à medicina inúmeras possibilidades. O caso do jovem alemão foi apenas o começo de mais uma possibilidade a ser trilhada pelo ser humano. Os estudos e a pesquisa continuam. 

PETS ETERNOSÉ muito sofrimento quando nosso pet de estimação, depois de anos de convívio, vai embora. É como se fosse a perda de uma pessoa querida. Pois agora é possível “ressuscitá-lo”. Acredita? Os avanços tecnológicos com conquistas na clonagem será o alívio para a dor de perder nosso pet. Originou empresas inovadoras de genética nos EUA que criam cópias geneticamente idênticas de cães, gatos e cavalos. Os cientistas coletam amostras do pet vivo e depois cultivam as células em laboratórios por meio de processos artificiais até se transformarem num embrião. Este é gestado para algum tempo depois resultar em uma cópia 100% fiel em termos genéticos do pet original. Para clonar um cão demora 8 meses. Gatos são mais demorados, no mínimo um ano. Se animou? Vai desanimar agora: 240 mil reais para cães, 167 mil para gatos. Na Coreia do Sul e na China já tem 'fábrica' de pets também. Uma ressalva: O clone é biologicamente idêntico, porém não terá o mesmo temperamento do original. O ambiente em que animal for criado e experiências ao longo da vida moldam sua personalidade. Um pet brincalhão seu clone não será igual, pode originar uma cópia agressiva. Se você tem um pet velhinho e já pensa em cloná-lo, pode tirar ele da chuva. No Brasil não é permitido a clonagem de animais domésticos, somente bois, ovelhas, porcos, cavalos, aves, minhocas, baratas... Mas se anime. A Comissão de Meio Ambiente Da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei que regulamenta a pesquisa, produção e venda de animais domésticos clonados.      

BAGUNÇATeobrolino chega em casa, depois de um dia cansativo de trabalho. Encontra a casa uma bagunça. Na sala tapete enrolado, cadeiras em cima da mesa, sofá virado, brinquedos e roupas espalhadas. Na cozinha pilha de pratos, panelas e talheres na pia, embalagens de comida pronta com restos na mesa. As crianças de pijama emporcalhadas O quarto deles parecia que passou um ciclone. Perplexo, encontra Pafonélia, sua esposa, de camisola na cama, lendo uma revista. Ela olha pra ele, sorri e pergunta como foi seu dia. Ele sem entender nada pergunta que diabos aconteceu aqui. Pafonélia responde calmamente – Todo dia quando você chega me pergunta o que fiz o dia inteiro em casa. Pois bem, hoje não fiz nada.   

AZEITE PAULISTA O Brasil é o segundo maior importador de azeite do mundo, quase todos de Portugal. Adivinha quem é o primeiro? Não preciso dizer, né?! Então, estamos iniciando a produção de azeite com produção em alguns Estados. Minas e R. G. do Sul têm se destacado. E agora, nós, paulistas entramos nessa também. E já estão merecendo reconhecimento, inclusive internacional pela excepcional qualidade. São 82 produtores em 49 municípios em terras paulistas, concentrados principalmente na Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina. A safra desse ano conseguiu extrair 350 mil toneladas, equivalente a 40 mil litros de azeite. Destaque para as marcas Sabiá, reconhecido como um dos 10 melhores do mundo pela Associação Espanhola Evooleum Awards,  250 ml, 100 reais; Orfeu, recebeu medalha de ouro no concurso italiano EVO IOOC, 350 ml, 249 reais; Oliq, medalha de ouro no concurso Brasil IOOC, 250 ml, 63 reais. Pedacinho do Céu, pequena produtora, a venda se restringe a armazéns da região, 100 reais 250 ml. Davo, medalha de ouro no concurso EVO IOOC. 250 ml, 150 reais. Pois é, pelos prêmios, são ótimos azeites. Mas quem pagaria tanto por tão pouco?! Por 40 reais compra-se um excelente azeite português, 500 ml. 

REZAR E OBEDECERÉ um documentário em 4 episódios, da Netflix. A história é sobre uma seita religiosa, no Texas, em um rancho. Começava pelas regras de poligamia. Seu fundador, Rulon Jeff, chegou a se casar, com 85 anos, com uma jovem de 19 anos. Ela e todas as mulheres da seita eram obrigadas a se casar com quem o “profeta” ordenava. Engravidar fazia parte do plano. Quando Rulon morreu, seu filho, Warren fez a festa. Casou-se com 78 mulheres, 24 delas menores de idade. Ele se autointitulou profeta e logo começou a tomar conta dos negócios do pai. As consequências, porém, foram graves, tanto para ele como para as vítimas. O documentário vai fundo na operação policial feita no rancho e também no que aconteceu anos antes de abusos sexuais e psicológicos se tornarem públicos. Os moradores viviam sem TV, sem outros aparelhos tecnológicos. Não tinham a menor ideia de como era o mundo lá fora. Os depoimentos são chocantes, envolvem estupros, e mostram até onde as pessoas podem ir em nome da fé, sem discernir o que é acolhimento do que é agressão. Quem é curioso pelo que é narrado vai se dar bem.             

TIO PATINHASEra um portuga cheio da grana, pão duro e avarento, daí seu apelido. Ele estava a beira da morte e pediu a sua mulher para ser enterrado com todo seu dinheiro. A família e os amigos ficaram sabendo. E Tio Patinhas partiu para o além. Na hora de fechar o caixão, a viúva abre uma caixa. Expectativa geral. O irmão de Tio Patinhas pergunta – Você não fazer a loucura de pôr o dinheiro aí? E ela – Promessa é promessa. Como era muito dinheiro, não caberia no caixão. Então depositei na minha conta, fiz um cheque nominal a ele e estou colocando ao seu lado atendendo seu pedido. 

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br