CAFÉ MINUTO - 30.06.23

TEMPOS IMPACIENTES – O mundo anda estressado. Estão todos com os neurônios fervendo. Fui estacionar o carro em frente a um supermercado. Quase na esquina tinha um carro parado com um veterano, de uns 70 e lá vai fumaça, colocando suas compras no porta-malas. Na frente dele tinha uma vaga e logo a seguir uma entrada de garagem de uma residência. Dei ré então para estacionar na vaga. Nisso o veterano entrou no carro dele e enfiou a mão na buzina. Não entendi nada. Só pode ter achado que eu ia bater no carro dele. E continuou buzinando! Eu nem aí. Parei, desci de meu carro e fui atravessar a rua. Nesse momento ele se mandou com tudo. Transtornado, pôs a cabeça pra fora do carro e vomitou um monte de impropérios impublicáveis, acompanhados por gestos indescritíveis. Eu continuei meu trajeto, atravessei a rua, fui entrando no super e o infeliz esbravejando. Aí não aguentei e gritei com ele. – Ô meu! Tá nervoso? Vá pescar, vá caminhar, vá tomar uma cervejinha, vá morder o céu da boca, a nuca, a orelha... Vá dormir... E não enche o saco, pô!!! Essa história é real. Aconteceu quando eu morava em S. Paulo.

CARA COMPLETO – Se tem um cara que admiro e invejo (no bom sentido) é Nelson Motta. Jornalista, escritor, produtor, autor, diretor, compositor, desenvolve todas essas atividades com habilidade e sem dor. Queria poder fazer tudo isso, mas com seu talento. Bom, vamos ao que interessa: Seu trabalho já rendeu minisséries na Globo. Um deles foi O Canto da Sereia, com Isis Valverde, considerado um dos melhores exibido na Globo. Há pouco foi lançada em DVD. Não sou muito de séries televisivas, mas... tem quem gosta. Com um montão de pipoca!

VIAGEM NO MAR – O MSC Fantasia é um gigante dos mares, um dos maiores navios do mundo. E também o maior navio de passageiros de todos os tempos fazer uma temporada completa de cruzeiros pela costa brasileira. O colosso pesa 138 mil toneladas, 333 metros de comprimento (é como descer a R. Brasil, da R. Recife até quase a rua Sergipe) 67 metros de altura e 18 andares. Possui 1.637 cabines, leva 4.363 passageiros e mais 1.370 tripulantes, 5.733 no total, mais do que muitas cidades ao redor de Catanduva. Luxuoso. É um resort flutuante com tudo que se imagina e o que não se imagina. Um cruzeiro de 3 dias custa em torno de 1.000 reais por pessoa, em cabine simples, abaixo da linha d’água, com 5 refeições inclusas. Moleza! As cabines Top custam 12.600 reais. Tem para todos os bolsos recheados. Outros navios menores e não menos luxuosos, os preços são idênticos. E aí? Quando você embarca. Eu tô fora, meu bolso não tem recheio.

PAÍS POBRE OU RICO - País rico é país sem pobreza. Acontece que um país sem pobreza não que dizer que seja rico. É preciso muito mais: renda per capita alta e bem distribuída; instituições políticas e econômicas sólidas; elevado índice de desenvolvimento humano (IDH), que tem três indicadores: expectativa de vida, educação e renda per capita. O Catar com 99 mil dólares de renda per capita, a mais alta do mundo, não é considerado país rico. A Noruega, primeiro lugar no IDH, instituições sólidas, e 66 mil dólares de renda per capita, é uma nação rica. Um PIB como o do Brasil, que está entre os 10 maiores do mundo, e o da China que deverá ultrapassar o dos EUA em breve, também não é indicador de nação rica. Nos últimos 100 anos, apenas o Japão entrou para o clube dos ricaços. A receita para entrar nesse clube tem ingredientes selecionados: banir a violência de grupos armados, governo democrático, sistema político e judiciário autônomos, estado de direito, cidadania plena, direito de propriedade, livre concorrência, educação e saúde de qualidade, imprensa livre, crença no capitalismo e no papel do lucro no desenvolvimento, estado eficiente sem burocracia, respeito a regras e contratos. Talvez, por isso, nenhum país socialista foi, é, ou vai ser uma nação rica. Já, o Brasil, está na antessala, mas falta muuuuito ainda para entrar no clube.

ESSE GAROTO!!! – Meu garoto, sempre foi curioso desde pequeno. Me fazia perguntas que precisava rebolar para responder numa linguagem que ele entendia. Algumas vezes consultar até o Google. Certo dia perguntou qual era a velocidade da luz. Um dia depois surgiram outras perguntas relacionadas. Até que ele me perguntou se era possível viajar a uma velocidade maior que a da luz. Deu nó! Como explicar que, em teoria o viajante chegaria antes de partir? Bem expliquei assim. Vinícius, imagina um astronauta com 30 anos que vai a um planeta e demore dois anos para ir e voltar. Quando ele volta está com 32 anos, certo? Se ele viajasse a velocidade da luz, ele voltaria com os mesmos 30 anos. Se a velocidade fosse maior que a da luz, ele voltaria com menos idade, digamos, 28 anos. Conclui dizendo que foi Einstein (ele já sabia quem era) quem descobriu isso. Ele ficou parado, ar pensativo e foi brincar. Ia falar mais o que? Quando a molecada no meu tempo e depois do meu tempo vinha com uma conversa dessas?!

RESTAURANTES DE SP – São Paulo tem vários restaurantes legais que servem um bom bacalhau. Mas a diferença deste, Casa Portuguesa, são preços camaradas. Bacalhau a lagareiro, posta alta com batata ao murro (que não é esmurrada após cozida), brócolis e alho para uma pessoa e um pouco mais para duas. Fica na R Cunha Gago, 656, Pinheiros. Perto dali, na Rua Fradique Coutinho, 361, existe (ainda) um dos últimos cinemas de rua de S. Paulo, o Cine Sabesp.

CINEMA – Um bom passatempo, Looper. A trama é interessante. Passa-se em 2042 e os Loopers são um grupo de assassinos especializados em eliminar vitimas enviadas a eles do futuro, 2072. Quando encerram o trabalho matam seus próprios “eus” do futuro e tem mais 30 anos de boa vida com muita grana. O problema é que um deles falha quando vai matar seu “eu” e aí... Com Bruce Willis. Disponível em DVD e na Net. Vá de pipoca.

ANÚNCIO NODESTINO – Esse anuncio é de um amigo do Nordeste. Vende-se vaca desidratada produzindo seis latas de leite em pó integral por dia. Produz também leite em pó desnatado, quando não tem o que comer. Tratar na Fazenda N. Sra. Das Secas, Estrada do pau seco, ao lado do ribeirão do barro seco, sertão do Piauí. Interessados corram, para não encontrar a própria vaca em pó.

TERRA DO RENAN – Murici é um município de 27 mil habitantes, do Nordeste, a 50 kms de Maceió, com um dos piores índices socioeconômicos do Brasil: um terço da população é analfabeta; 65% dos moradores sobrevivem com o Bolsa Família; a escola pública da cidade tem salas de aulas de chão de terra, separadas por tapumes e falta merenda. IDH é de 0,58, um dos piores do país. E a cidade é privilegiada em verbas federais. Causa? Escândalos e desvio de dinheiro. É a cidade de Renan Calheiros!

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br