Café Minuto - 29.09.23

PORTOS – A situação dos nossos portos é calamitosa. No Porto de Santos, por exemplo, chegam 4.600 caminhões por dia, a fila chega a 30 kms; a baia de Santos fica atulhada de navios esperando a hora de atracar e cada dia de espera custa 25.000 dólares ao bolso dos exportadores. Comparando o Porto de Santos com o de Shangai (covardia), entende-se mais o caos: lá a alfândega funciona 24 hs, aqui 8 hs; um container para embarcar, em Shangai, custa 580 dólares, em Santos, 2.215 dólares; o desembaraço aduaneiro, em Shangai, leva 3 dias, Santos, 5 dias e meio. Com isso o produtor brasileiro lucra 82 dólares por tonelada de soja, o americano, 205. É preciso mudar muito ainda... Para ficar ruim!

VIOLÃO – O violinista paulistano Luiz Filipe Coelho, de 27 anos, depois de superar 1.000 candidatos, se tornou o primeiro músico brasileiro a ingressar na Filarmônica de Berlim, a maior e melhor orquestra do mundo. Um feito e tanto para ser comemorado! Mas, como ele não é jogador de futebol, nem atleta de outra modalidade esportiva, não é pagodeiro, nem sertanejo, não participou de nenhum BBB, não namora a Xuxa, não é político, não faz parte do governo, não provocou nenhuma tragédia, não é celebridade, nem traficante, bandido... Pouco destaque teve na mídia. Afinal quem está interessado nisso?

FILHO CÃO – O cachorro chegou ao status de “filho”, uma “pessoa” de casa! E claro, o mercado lançou milhares de produtos e serviços para atender as necessidades dos bichinhos e... seus donos. Já existe até creche e baby-sitters, ou melhor, pet-sitters, para eles. A creche cuida da cachorrada durante o dia e oferece massagem, banho de piscina, relaxamento com sons da natureza, aulas de adestramento, brincadeiras, refeições balanceadas, tudo isso monitorado por câmeras, que o dono pode acompanhar pela internet. Mensalidade (SP): 1.400 reais, o mesmo de uma boa escola. Já as pet-sistters, são como as baby sistters: enquanto seus donos vão passear, elas cuidam dos seus “filhos”. A hora custa entre 40 a 70 reais. Já para leva-lo passear todos os dias a mensalidade sai por 400 reais, no mínimo. Que mais falta a eles?

JIMI HENDRIX – Sempre que ouço uma guitarra, na hora lembro de Jimi Hendrix. E o estranho que quando ele era vivo, só tocava ele em qualquer lugar que tivesse música. E eu não dava muita importância. Aí ele foi embora e aí por uns tempos tocava-se mais do que quando ele estava entre nós. Vamos relembrar dele então. Canhoto, tinha performances notáveis: tocava com os dentes antes de escovar. Queimava ou destruía a guitarra depois de seus shows, o que nem seria preciso. O som que tirava, com novos efeitos e uso diferenciado dos pedais tornava o instrumento imprestável. Será sempre lembrado como um dos melhores guitarristas de todos.

OPOSIÇÃO – É saudável a oposição na democracia. Oposição construtiva e não aquela exercida apenas por ser oposição, baseada em suposições, hipóteses, desconfiança, broncas pessoais e outras coisas mais. Então vamos combinar o seguinte: primeiro apura-se os fatos e depois, tendo algo errado , bota-se a boca no trombone, no sax, flauta, trumpete, e se toma aa devidas providências. Esse negócio de achar que pode ser mutreta, antes dos fatos, não é política, é baixaria, politicagem baixa.

ROBADA – Batem na minha porta. Olho pelo visor é a maravilhosa vizinha do lado, tremenda mulher, musa de meus sonhos eróticos. Abro a porta imediatamente. Ela diz – Oi, tudo bem? Acabei de chegar em casa, quero tomar um bom banho e depois, sabe... Hoje estou com uma vontade louca de me divertir... Quero beber, dançar, fazer sexo até o sol raiar. Você está ocupado hoje? Não acreditei no que ouvi! Respondo, já imaginando a noite. - Não, claro que não! - Então você pode ficar com meu cachorrinho?

OS MESTRES – Aprecio muito os grandes mestres das artes plásticas. Se pudesse iria conhecer seus brinquedos feito de plástico. Porém visitaria todos os museus com suas obras. Por isso fiquei ‘P” da vida ao saber que quadros de Picasso, Monet, Matisse, Gauguin, e Luciem Freud podem ter sido queimados. Em 2012 uns romenos roubaram 8 telas de um museu na Holanda. A mãe de um deles, para livrar a cara do filho, fez uma fogueira delas. Queria destruir as provas contra o tresloucado. Nesse caso quem terá sido mais tresloucado, a mãe ou filho? Não houve confirmação oficial, mas a ser verdade é um crime contra a humanidade. Os criminosos foram julgados em agosto. Com o julgamento bom no Brasil, espera-se que sejam trancafiados por um longo tempo. Uns 50 anos acho que estaria bom. E sobre Lucien Freud, sim o neto de Sigmund, o Masp exibiu pela primeira vez no Brasil uma exposição com algumas de suas obras.

TRIO ELÉTRICO – Não é de hoje que é lei curtir som de trio elétrico, depois das 22 hs. É proibido. Mas veja o outro lado dessa lei. Com o carro em movimento rodando a cidade com música bem alta também pode. E pensando bem até ficou melhor. Porque só incomodar alguns. Agora, pode-se acordar, tirar o sono de muito mais pessoas e não há lei que proíba. Ninguém pode reclamar. Não é uma brecha na lei. É um rombo!!!

SAUDÁVEL – Nesses tempos de alimentação saudável, reeducação alimentar, uma salada é uma boa pedida. Mas, esqueça a alface, tomate, cebola... Uma salada com mix de folhas, repolho-roxo, pera, tomate cereja ao molho de azeite e queijo de cabra levemente aquecido e besuntado de mel. Deu vontade? O Insalata, em S. Paulo, tem essa e outras saladas incrementadas. Mas não fica só no matinho, tem deliciosos grelhados (light) no cardápio. Fica na Al. Campinas, 1474, Jd. Paulista. Mas para quem não abre mão de uma picanha, ali perto, na R. Haddock Lobo tem o tradicional Rodeio.

HOLLYWOOD – Os grandes estúdios de Hollywood têm aberto seus baús e relançado seus clássicos em versões restauradas e remasterizadas. A pouco, a Warner veio com uma batelada deles, todos em blue-ray. São aqueles filmes definitivos em seus gêneros, como o Cantor de Jazz, (1927), o primeiro filme falado; Cidadão Kane, (1941), presente em todas as listas dos melhores filmes de todos os tempos; Ben-Hur (1959), padrão do filme épico-histórico; ... E o Vento Levou (1939), Tecnicolor deslumbrante em suas cores, uma história envolvente até hoje, com quase 4 hs; Casablanca (1942), romântico por excelência, dispensa comentários; Dr. Jivago (1965), embora lacrimoso é um belo espetáculo. Prepare um balde de pipoca e veja (ou reveja) cinema de verdade no sofá. Boa diversão.

VIRADA – A última Virada Cultural, em S. Paulo, foi a mesma das anteriores – roubos, baleados, esfaqueados, arrastões - os organizadores pretendem, para o próximo ano, fazer uma série de alterações, a começar pela mudança do nome: Virada Criminal; o público será preferencialmente as minorias: deliquentes, baderneiros e grupos de arrastões. Os artistas se apresentarão em palcos com vidros à prova de bala ou grades. Decidiu-se também instalar ringues de boxe e MMA, ao lado dos palcos, para os frequentadores brigarem à vontade. Mas já existem vozes discordantes. Teme-se pela pouca frequência do público normal e na ausência deste, o público preferencial perderá o interesse em participar da festa.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br