Café Minuto - 29/07/2022

DESMATAMENTO Governos anteriores já solicitaram a módica quantia de 1 bilhão de dólares para reduzir o desmatamento na Amazônia. Sim, o pedido foi feito para os EUA, a ser pago em 12 meses no carnê. Perguntaram também para a Noruega se eles queriam colaborar e ganhariam uma árvore da Amazônia. O desmatamento vem recebendo críticas externas fortes. No entanto, na hora de enfiar a mão no bolso ninguém enfia. E não temos dinheiro nem para uma enxada. Dados do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - informam que o desmatamento foi ligeiramente inferior que anos anteriores, mas perto ainda de níveis históricos e numa época que a extração de madeira diminui. A Amazônia é um assunto que me preocupa. É polêmico, precisa haver limites para a exploração da floresta, muita fiscalização e muuuuito dinheiro!!! Infelizmente não há nada disso. E as árvores continuam indo abaixo sem controle nenhum.     

FÁBRICA Antes de começar a se industrializar a China iniciou a produção de vírus. Começou em 1957, com o vírus H2N2, como experimento. Deu certo. Em 1958, produziram mais, porém com a vacina o vírus ficou inútil. Dez anos depois, em 1968 lançaram uma nova versão, o H3N2. “Trabalhou” até 1996, mas era fraco. Em 1997, lançaram um vírus mais poderoso que foi até 2004. Entretanto em 2003, surge uma novidade, o Sars. Aí começou a dar na vista, todos os vírus vinham da China. Então criaram um vírus para atacar as galinhas e contagiar os humanos, a gripe aviária. A novidade deu tão certo que, em 2006, mais um vírus foi criado, dessa vez nos porcos. E veio a gripe suína. Em 2013, veio a peste suína, a partir de uma variante mais forte. Eis que chegamos em 2019. A China com sua experiência criou o coronavírus, quase imbatível, que se espalhou pelo mundo. Se tudo isso é verdade ou não, o fato é que a história continua aí. E comprova que todos os vírus vieram da China. E agora? Agora continua como está.    

A ESPOSAMirandália liga para o marido. – Querido, por favor, não esqueça de comprar pão na hora de voltar do trabalho. Outra coisa, sua namorada Farmélia está aqui e manda um oi a você. Ebonéio pergunta -  Quem é Farmélia? – Ninguém, só queria que você respondesse para ter confirmação de que ouviu meu pedido. – Mas estou com a Farmélia agora, achei que você a tivesse visto. – O que! Onde você está? Pergunta Mirandália surpresa. – Perto da padaria do bairro. – Seu safado! Espere que estou indo aí agora! – Após 10 minutos ela liga para Ebonéio. – Estou na padaria, cadê você? – Estou no trabalho. Agora que você está aí, aproveite e compre o pão. 

1900 Minha saudosa Vó Fabiana nasceu em 1900. Durante sua vida aconteceram guerras, revoluções, golpes, tragédias... Com 14 anos a 1ª Guerra Mundial com 22 milhões de mortos. Pouco depois a pandemia mundial da gripe espanhola, 50 milhões de mortos. 29 anos e o colapso da bolsa de Nova York, desemprego, fome e crise econômica mundial. Aos 33 anos, os nazistas chegam ao poder na Alemanha e aos 39 anos começa a 2ª Guerra Mundial. Mais de 60 milhões de mortos incluindo 6 milhões de judeus no Holocausto. Guerra da Coreia, com 52 anos terminando com a divisão do país. Com 64 anos, a longa Guerra no Vietnã, que termina nos seus 75 anos. Quem nasceu a partir 1985 acha que seus avós não fazem ideia do quão difícil é a vida hoje. Ignoram que eles viveram várias guerras e crises. Hoje um cara de 25 anos acha o fim do mundo quando sua compra pela Amazon atrasa 3 dias para chegar. Ou quando sua foto publicada no Instagram não consegue mais do que 18 likes. Hoje vive-se no conforto, celulares, computadores, internet... Nada disso existia no tempo da Vó Fabiana e ela chegou até 1984. 

CINEMA EM CASA O filme do sofá hoje é Intriga Internacional, um clássico de 1959, do mestre Alfred Hitchcok. Esse filme está na lista dos 100 filmes, quando o cinema completou 100 anos. Foi selecionado em 1995 para preservação no National Film Registry, pela Biblioteca do Congresso dos EUA, como sendo cultural, histórico e esteticamente significativo. Um homem inocente é perseguido por agentes estrangeiros de uma misteriosa organização que tenta impedi-lo de bloquear o plano de contrabando de micro filmes com segredos do governo americano. A perseguição vai de New York até o Monte Rushmore – onde estão esculpidos os rostos de alguns presidentes americanos. Ação e suspense num grande filme de Hitchcok, o mestre. Suas técnicas fazem parte do currículo nas academias de cinema. Elenco: Cary Grant, a linda Eva Marie Saint, James Mason, Martin Landau Vi vários filmes de todos eles. Um programão até hoje.  

AOS VIAJANTESVai fazer uma viagem longa de avião? Cuidado! Você pode ser vítima da Síndrome da Classe Econômica, um mal muito pouco conhecido, mas que pode levar até a morte para quem fica 4 horas, ou mais, sentado. A pessoa pode sofrer uma trombose, a formação de um coágulo sanguíneo nas pernas. O risco pode acontecer quando a pessoa se levanta depois de ficar com a bunda achatada de tanto ficar sentado e o coágulo se desprende e chega ao pulmão. Isso pode ocasionar uma embolia pulmonar e aí... Sua viagem acaba a 12 mil metros de altitude. Bem, você já está no alto e chega mais rápido ao céu. As poltronas da classe econômica de um avião são menores, o espaço entre a poltrona da frente é exíguo e o passageiro fica mais tempo com as pernas dobradas, represando a circulação do sangue, daí pode formar o coágulo. Mas, isso pode acontecer também em quem viaja de ônibus. Já vi muita gente que embarca em Catanduva e desembarca na Barra Funda. Não vai ao banheiro, não pega água, na parada não desce, são 6 horas, ou mais, sentado. De carro para-se quando quiser. Mas tem aqueles apressadinhos, como eu, que dava uma esticada direta de S. Paulo a Catanduva. Cansei de fazer essa viagem. Bem não conhecia esse perigo. Hoje já paro em Jundiaí. Portanto, amigos, 4 horas sentado é perigoso. Tá no avião? Vá ao banheiro mais vezes, levante-se e ande pelo corredor.   

O BARALHOSabe o que significa as cartas do baralho? As 52 cartas representam as 52 semanas do ano. As duas cores, o dia e a noite. Os naipes, as 4 estações do ano, com 13 cartas correspondente as 13 semanas de cada estação. 12 cartas judiciais representando 12 meses. Se somarmos às + às + às + às + 2 +2 + 3 + 7 + 8... etc teremos 364, total de dias do ano. O jogo de cartas é um calendário agrícola que mostrava as semanas e as estações do ano. A cada temporada, era a semana do rei, seguida da rainha, do valete, da dama... Até que na semana do às a estação muda e começa uma nova cor. Os coringas representam os anos bissextos. Joguei muito baralho quando era criança... Tinha boa pontaria e acertava sempre a cabeça de meus amigos, com o baralho na caixa. Café Minuto, cultura inútil.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br