Café Minuto - 29/04/2022

KIRIBATI – As férias estão longe, mas se pretende ir a um lugar diferentão é melhor fazer as reservas já. É tão longe, que é além de onde Judas perdeu as botas, nos confins do mundo, lá pelos lados da Austrália e Nova Zelândia. É um país formado por 33 ilhotas de coral, com 20 delas habitadas. Tem uma área de 811 quilômetros quadrados, menor que Londres, com uma população de 115 mil habitantes. Se quer conhecer praias lindas, não demore. O arquipélago pode sumir do mapa devido ao aquecimento global. O nível do mar vai subir e engolir as ilhotas, que estão apenas a 1,8 metro acima. Outro problema é a escassez de água potável. Para chegar lá vá para a Austrália ou Nova Zelândia. Chegando lá pegue uma canoa táxi são mais 8 dias de viagem. Daí pra frente mais um dia nadando e se chegar vivo você estará em Kiribati. Daqui há 20 anos serás um dos únicos vivos que conheceu Kiribati. 

PROFESSORES – Por que os professores no Brasil são desvalorizados? Quando estudei não era assim! Um estudo da Varkey Foundation, organização global educacional, para avaliar a percepção da população de 35 países sobre os professores, confirma: o Brasil é o país com a menor valorização dos professores. O levantamento considera como eles são avaliados em relação a outras profissões e percepções. Na comparação com outras áreas, os brasileiros são os que pior avaliam os professores. Numa escala de 0 a 14 para indicar o status da carreira docente, o Brasil teve nota 5, a China 9. Nos lugares onde os alunos têm o melhor desempenho, os professores têm maior prestígio. Tá explicado nosso baixo desempenho. Muitos fatores explicam essa avaliação tão baixa no Brasil. Salário é apenas uma das peças do quebra-cabeça, diz a Varkey. A pesquisa pediu aos entrevistados para responderem que palavras associam mais à condição do professor. Nesse quesito, ficamos em 25º. lugar, a frente de Espanha, e de alguns países vizinhos. Os professores da América Latina têm status abaixo do restante do mundo e não por acaso nossa “América” está por “baixo”. Essa pesquisa foi feita com 42 mil pessoas nos 35 países, 1.200 em cada um deles, sendo 200 professores. A pesquisa pode melhorar o prestígio dos professores.      

A CONFISSÃO – Numa igreja em Hollywood, uma mulher bonita vai se confessar. – Padre... Quero confessar. – Pois não minha filha. Quais pecados você cometeu. – Traí meu marido três vezes. Estou muito arrependida! – Três vezes? – É... Sou atriz de cinema há pouco tempo e faço pequenos papéis. Mesmo assim já dormi com George Cloney, Brad Pitt e Leonardo di Caprio. – Lamento minha filha, mas não posso te perdoar. – Por quê? A misericórdia do Senhor não é infinita? – Sim, filha! A misericórdia de Deus é infinita... Mas Ele jamais vai acreditar que você esteja arrependida. ### Carinha para no semáforo e uma garota de programa aparece e diz a ele – Tudo que sua mulher não gosta de fazer, eu faço e bem gostoso. Ele pergunta – Você frita peixe? ### Perguntaram para um candidato de Jequié/BA – O que o senhor vai fazer com o bullying nas escolas? Eis a resposta – vou trocar tudo por garrafa térmica. 

LPQTP – Uma bodega, na Argentina, lançou um espumante chamado 2022 LPQTP. De imediato os argentinos deram nome as iniciais, com uma expressão muito comum por lá “La Puta Que Te Pariu”. A Bodega afirma que as iniciais são da expressão “Lindo Período que Tempos Pletôricos”. O novo espumante foi pensado para ocasiões especiais, sublimes, oníricos. Ou então 2022 para o lugar que os argentinos dizem. Os produtores então vieram com outra inicial. LCDLL, de forte carga semântica e de uso frequente entre os argentinos. “La Concha de La Lora”. Não colou nenhuma das iniciais desejadas pela Bodega. Os argentinos e nós também ficamos com a mais conhecida. É o que 2022 merece até agora.     

ATENÇÃO – Pessoal, vou deixar minha opinião sobre algumas situações que vem ocorrendo no momento. Bem, na minha humilde opinião, claro, sem o desejo de ofender os que pensam diferente de meu ponto de vista, e nem querendo causar intrigas ou controvérsias entre as pessoas, mas vendo assim um pouco mais em profundidade e sem tentar mudar o que cada um pensa, pois sei que cada um tem sua opinião e ela deve ser mantida e respeitada, porém, só quero na verdade, esclarecer tudo, tendo em conta as características de cada indivíduo, peço que vejam bem, eu sinceramente, acho que esqueci o que eu ia dizer nesse momento, então para não perder o que escrevi, desejo a todos um ótimo fim de semana. 

SORRINDO – TERAPIA – Teralino vai ao terapeuta, Dr. Terâpidas. – Dr. estou ficando louco. Toda vez que deito a noite para dormir, acho que tem alguém debaixo da cama. Aí vou para baixo e acho que tem alguém em cima. – Isso é transtorno de leito obsessivo. Um tratamento resolve. Duas vezes por semana durante 2 anos a 280 reais a sessão. – Obrigado doutor, volto na próxima semana. Passado um tempão Teralino encontra o médico num bar. – Olá tudo bem? Você não me procurou mais. Sabe o que doutor, um amigo me curou por apenas 80 reais, em uma só vez. – Ah é! Mas como? – Simples ele cortou os pés da cama.

MULHERES – Mardólio e Mutrero, amigos, conversavam sobre suas mulheres.  Mardólio dizia – Não tenho queixa de minha mulher, ela é um anjo. Mutrero responde – Você tem sorte, a minha ainda está viva. PAI E FILHO – Papai é verdade que na África o homem não conhece a mulher até se casar? – Sim, filho. E em todos os lugares do mundo também. NEURÔNIO – No cérebro de Neirolino havia um neurônio solitário. Um dia aparece outro neurônio e ele fica feliz da vida. – Vamos conversar? O neurônio que passava por lá, surpreso, perguntou – Olá companheiro qual o motivo de sua alegria? – Você é o primeiro neurônio que eu vejo aqui. Vivo sozinho há tempos. – Mas espera aí! Desde quando? – Desde sempre. – Cara você não sabe onde os outros neurônios vivem? Desce para o pinto. Tá todo mundo lá.     

TITANIC – A tragédia do naufrágio do Titanic, em 1912, até hoje é assunto. Sabe que os destroços podem ser visitados? São realizadas expedições anunciada por uma empresa especializada em excursões subaquáticas, a Ocean Gate Expeditions. Algumas vagas já foram reservadas por malucos, ops desculpe, aventureiros até julho. Quem perder essas, outras “viagens” aquáticas adicionais estarão disponíveis em breve. O plano é de que até setembro ocorrerão semanalmente. Os desbravadores dos 7 mares partirão de St. John’s na Terra Nova – Canadá e navegarão por 8 dias no Atlântico até o local onde está o Titanic a 650 km da costa. Aí farão um mergulho às profundezas onde está o navio. Os navegantes irão a bordo de um submarino, batizado de Titan em referência ao Titanic, que chega até a 4 mil metros de profundidade, com capacidade para 5 pessoas. Ele foi projetado com a ajuda da Boeing e da Nasa. Os passageiros do submarino irão atuar como “cientistas cidadãos” ajudando em pesquisas técnicas sobre o naufrágio. A equipe vai usar a tecnologia para criar um modelo em 3D da área do naufrágio que está a 3.800 metros de profundidade. O preço para quem quer ver o Titanic em seu berço eterno é de 125 mil dólares por pessoa, 725 mil reais, aproximadamente. Uma pechincha! Já fiz minha reserva para setembro. 

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br