Café Minuto - 28.04.23

CHINA X BRASIL – A China inaugurou em 30/11/2011 uma ponte de 42 km sobre o mar, unindo o continente a uma ilha, construída em 4 anos, ao custo de 2,42 bilhões de reais. Pois bem, em nosso Brasil brasileiro, no governo Dilma, ela anunciou a construção de uma nova ponte sobre o Rio Guaíba, Porto Alegre, ao custo de 2,9 bilhões de reais e prazo de 4 anos para ficar pronta. Claro, que ficou mais cara e ouve atraso na obra. Mas vamos admitir esse custo e prazo para efeito de comparação com a ponte dos chinas. Custo por quilômetro China, 57 milhões. Brasil 400 milhões. Tempo de construção por quilômetro. China 35 dias, Brasil 503 dias. Tá vendo porque a China é o segundo país do mundo e fazendo tudo para chegar ao primeiro?

A CONTA – Uma mulher nua entra no bar do mineirim e pede uma bebida. Ele serve e em seguida se debruça no balcão para ver melhor seu corpo. A mulher bebe vagarosamente e ao término pede outra dose. O mineirim serve novamente e torna a se debruçar sobre o balcão, olhando com mais atenção. A mulher se irrita e pergunta:- Porque olha tanto? Nunca viu uma mulher pelada? Educadamente, ele diz:- Bão... É craro, que já vi, uai! Eu vô fala pruçê... É bão dimais, sô! Mai num é pra isso quieu to oiano, não. To querendo sabe dondi ocê vai tira o dinheiro pra paga a bibida.

ROSA/MARROM – Às vezes surge uma campanha boa para o bem estar dos brasileiros para preservar a saúde. O outubro rosa, a campanha de prevenção de câncer de mama, é uma delas. Tem dado bons resultados e merece o aplauso das mulheres e porque não dos homens também. Afinal é voltada para suas mulheres. Quando chega outubro rosa aumenta a procura pela mamografia e os cuidados que as mulheres tomam. O homem não tem esse problema. Claro né! Mas tem seu problema também, a próstata. Olha só! Ora, porque só a mulher teria problema e o homem na boa. E veja que interessante. Pegaram dois órgãos exclusivos da mulher, os seios e do homem, a próstata. E a doença é a mesma para ambos, câncer! Câncer nas mamas e câncer na próstata. Todos os dois, depois de adultos, geralmente depois dos 40 necessitam de prevenção e cuidados. Porém até então só havia campanha para alertar as mulheres sobre os cuidados. Há pouco, depois de protestos, de médicos inclusive, surgiram campanhas de alerta para os homens de prevenção do câncer de próstata, o novembro marrom. E aí tem um problemaço para os homens. É preciso o médico enfiar o dedo no fiofó. Mas é melhor do que câncer.

COMER BEM – Tem um restaurante em S. Paulo, o Jiquitaia, que oferece jantar com entrada, prato principal e sobremesa por preços que não agride o bolso. Escolhe-se uma entre várias sugestões do cardápio e você monta o menu. Uma sugestão deliciosa: entrada, queijo de coalho com compota de pimenta biquinho; prato principal, pato no tucupi: peito da ave de carne rosada e pele crocante com arroz no tucupi; sobremesa, musse de chocolate e doce de cupuaçu. R. Antônio Carlos, 268, pertinho da Av. Paulista. Seu estômago e seu bolso vão ficar agradecidos.

JUSTIN TIMBERLAKE – É um dos grandes do rock. Multitudo, é cantor, compositor, músico, ator, dublador, produtor musical, dançarino, multiinstrumentista e empresário. Dizem que comprou um carrinho de pipoca e vai entrar nesse ramo. Em 2002 lançou seu primeiro álbum. Vendeu mais de 7 milhões de cópias mundialmente. Virou popstar. Seu segundo álbum de 2006 estourou: 14 milhões de cópia no mundo, com o primeiro lugar em muitos países. Em 2013 se apresentou no Rock in Rio e foi um dos melhores shows. Como não é de fazer concessões mostrou canções de seu terceiro e novo álbum, 20/20 Experience, intercalada com alguns de seus hits. Ficou sem lançar novos álbuns, tempo em que atuou como ator em vários filmes. Continua em plena forma, ganhou o Grammy, um reconhecimento à excelência de seu trabalho. Quem não gosta dele, pode ouvir o Latindo, digo o Ladino, quero dizer, o Latinha... Bom, não lembro o nome, mas vocês sabem a quem me refiro.

CURTINHAS – Um amigo, Farlácio, mês passado gastou tanto no cartão de crédito com vinhos caros, joias de ouro, restaurantes dos melhores, presentes de lojas caríssimas... que a Mastercard ligou perguntando: “E aí... Comeu? ### Mulher assiste programa de culinária na TV. O marido, com a sutileza de elefante diz: “Porque está vendo isto se você não sabe cozinhar? Ela responde: “Ora, você assiste a filmes pornô e eu não falo nada” ### Sabe aquela que diz “quando uma porta se fecha, outra se abre”. Não vá nessa. Quando uma porta se fecha, as outras continuam fechadas. Cabe a você escolher uma e tentar abri-la.

MINEIRIM – No tempo quando não havia Viagra, Mineirim entrou no consultório do médico meio desengonçado e foi falando: - Dotô, o trem não sobe mais. Já tomei tudo que há pranta e nada do bicho subi. Não se preocupe. Vou receitar um remédio que é tiro e queda. Você vai tinindo e o trem vai subir. São 50 comprimidos, um por dia. – Mas doto, so um homi simpres, da roça. Só sei conta até 10 nos dedo e mais nada. – Então você vai a uma papelaria e compra um caderno de 50 folhas. Arranque uma por dia e tome um comprimido. Quando o caderno acabar você estará bem, o trem ficará em pé. A receita tá aqui. Brigado dotô. Mineirim saiu de lá e foi direto a papelaria. – Moça quero um caderno de 50 foias. – Brochura? Pergunta a moça. – Mediquim fofoqueiro. Já telefono pra espaia meu pobrema.

FARMÁCIA – Feliz de quem passa longe da farmácia. Os preços dos medicamentos estão pela hora da morte. E sabe por que os remédios são tão caros? Por causa dos impostos cobrados pelo governo gastador, que são os mais altos do mundo. O absurdo é que remédios pagam mais imposto do que muitas bobagens por aí, como por exemplo, bichinhos de pelúcia. Pode uma coisa dessas? O remédio para baratear o preço do remédio, em até 30%, seria a redução ou até a isenção de impostos.

VINÍCIUS – Mas não é Vinícius, meu garoto. É o Vinícius de Morais. Sua obra está aí para ser lida, ouvida, cantada, debatida, apreciada... Para sempre. Sou fã de Vinícius e não por acaso o nome de meu garoto é... Vinícius. Quando de seu centenário de nascimento inúmeras comemorações foram feitas para festeja-lo. Inclusive aqui na cidade, com totens sendo exibido em praças com letras de algumas de suas canções. Mas foi uma “robada.” Um monte de falhas, informações erradas. Uma pena! Olha só algumas delas. Samba de Uma Nota Só, não é de Vinícius, essa canção é de autoria de Tom Jobim e Newton Mendonça. Brigas Nunca Mais, faltou o nome de Tom Jobim, essa sim o parceiro era Vinícius nessa canção. O poetinha não só deixou um extraordinário legado, como aproveitou a vida como ninguém. Viva, Vinícius de Morais!

TROCA-SE – Aposentado viúvo, morando sozinho, troca uma vassoura velha, uma bengala usada e dois criados mudos por companheira nova, sem uso e faladeira. Tratar na R. da Solidão, s/n. s/ninguém, s/nada.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br