CAFÉ MINUTO - 27.10.23

CONGRESSO – Nós, mortais, uns importantes, outros... Não temos a menor ideia dos milhares de projetos que tramitam no Congresso Nacional. Muitos inúteis, outros estaparfudios, outros bons para uma boa risada. Um exemplo. Um deputado de Chinfrim do Norte apresentou um projeto de lei estabelecendo um limite de consumo para cada pessoa. Em boas palavras, o que cada brasileiro quanto e em que poderia gastar seu dinheiro. A sobra iria obrigatoriamente para uma coisa chamada poupança fraterna. Na realidade, um confisco do nosso suado dinheirinho. O nobre deputado, autor dessa besteira não foi internado, mas o projeto foi devidamente recusado e engavetado.

HOSPITAL DA MENTE – TRIIIM... TRIIIM... TRIIIM... Instituto de Saúde Mental. Obrigado por ter ligado, a companhia certa para seus momentos de maior loucura. “Se você tem personalidade múltipla, aperte 3,4,5,6. “Se você é paranoico, nós sabemos quem é você, o que faz e o que quer. Espere na linha enquanto rastreamos sua chamada. “Se você sofre de alucinações, aperte o 7 nesse telefone colorido gigante que só você vê à sua direita. “Se você é esquizofrênico, escute cuidadosamente e uma voz interior lhe indicará o numero a pressionar “Se você é depressivo não importa que número aperte. Nada vai lhe tirar de sua situação. “Porém se vai votar “nela” outra vez, nada podemos fazer. Desligue e espere até dezembro. Aqui só atendemos loucos.

PRECISA PERGUNTAR? – Todos nós fazemos perguntas óbvias, como esta: Você está dormindo, te acordam e perguntam: - Estava dormindo? – Não, estou treinando para morrer. E essa: Chove e você diz que vai assim mesmo. A pergunta: - vai sair nessa chuva? – Não, vou na próxima.

IMPRENSA – Se há uma coisa que repudio é a tentativa de cercear a liberdade da imprensa. Infelizmente, a esquerda radical vive fustigando a mídia. Consideram que a mídia tenta manipular o movimento contra eles; elogia a violência contra partidários que querem participar dos protestos; é contra a democracia e outras bobagens mais. A mídia séria apenas informa os fatos, quer goste ou não. Ela condena a violência de esquerda ou de direita. Ela é a favor da democracia sim, até porque sem ela não existe imprensa livre. Amordaçar a mídia é coisa do autoritarismo, populismo, para que esta sirva apenas aos seus interesses ideológicos. Censurar a imprensa e a liberdade de expressão é um filme conhecido que termina em governos totalitários.

A CABEÇA – O que será que tem na cabeça um cara que arranca uma privada para jogar na cabeça de outro? Só pode ter o que se faz na privada. Um torcedor foi morto em Recife – Essa história é real – depois de ser atingido pela tal privada depois de um jogo entre Sta. Cruz e Paraná. Segundo a polícia, o clube falhou na segurança privada e o torcedor morreu de privada na cabeça, uma morte raríssima. Seria cômico se não fosse trágico. Mas é um retrato da barbárie que assola os estádios aqui é lá fora.

QUADROS – A uns anos atrás, dois quadros roubados em 1970, avaliados em 100 milhões de reais, foram encontrados na parede da cozinha, na casa de um operário da Fiat, na Itália. Finalmente deu ruim pra ele. Se fosse esperto iria tentar vende-los e estaria feito na vida. Teria sombra e bebidas frescas, viagens, passeios, futebol em camarote, muita mulher, bons restaurantes... Perdeu os quadros, foi processado e preso.

CAVALOS – Um criador de cavalos consulta um veterinário. – Tenho um pangaré que galopa que é uma beleza. Mas as vezes, sem mais, manca e puxa de uma perna de trás. O que o doutor aconselha? – Da próxima vez que ele estiver galopando bem, trate de vende-lo.

DEBANDANDO – O catolicismo no Brasil não vai bem. A Datafolha fez uma pesquisa a algum tempo e o resultado indica que 57% dos brasileiros maiores de 16 anos se dizem católicos. Em 1994 esse percentual era de 74%. Em 2007, 64%. Os evangélicos, porém, continuam aumentando, são 28% da população. 19% são pentecostais e 9% não pentecostais – igrejas protestantes tradicionais, como metodistas e presbiterianos. Para agravar mais, enquanto a maioria dos evangélicos frequentam os cultos mais de uma vez na semana, entre os católicos apenas 17% vão a igreja regularmente. A fé católica anda em baixa. Porque as igrejas evangélicas atraem cada vez mais fiéis? Não é difícil saber. A igreja católica precisa sacudir a poeira e de um discurso novo para estancar a fuga dos fiéis e depois atrai-los de volta. Tarefa complicada.

O MÉDICO – Dr. Devaneuro pergunta a enfermeira – Manevelda, como está o paciente do quarto 1.088? – Acho que está melhor doutor. Esta manhã ele até falou. – É mesmo! E o que ele disse? – Reclamou que se sentia muito pior!

PROJETO – Uma prefeitura aí, parece que foi em Tamubem, no Oeste da Amazonia, lançou um projeto interessante: O Prefeito e Você. Seria uma boa oportunidade para a população por a boca no trombone, no sax, na flauta, pistom, gaita... Qualquer outro instrumento de sopro. Para a população reivindicar melhorias e outros serviços. E a Prefeitura conhece na hora onde aperta o calo dos moradores da região visitada. Tudo maravilha! Mas... Sempre tem um mas. De nada adiantaria esse show se os pedidos não forem atendidos. Aqueles que não podem ser atendidos de imediato deve-se deixar bem claro, sempre num dia com bastante sol, que podem demorar e dar uma data aproximada de quando serão atendidos. E aqueles que nem Deus sabe quando, já tirar o cavalo e quem não tem cavalo outros animais da chuva de que não será possível nessa vida.

OBRAS – É comum no exterior a doação de obras para museus e instituições culturais. Aqui, é raro, e quem assim o desejar precisa enfrentar uma burocracia dos infernos! Veja esta: o empresário José Mindlin, dono da maior biblioteca particular do país, com 75.00 exemplares, em 1999 decidiu doar parte dela, 55.000, a USP. São obras referentes ao Brasil, algumas raras. Mindlin, porém, faleceu em 2010, sem ver seu desejo concretizado. Somente agora foi inaugurado um prédio na USP, com auditório, café, salas de exposições, controle de iluminação, temperatura e sistema contra cupins, onde as obras ficarão guardadas e disponíveis aos interessados. Eu pretendo doar minha coleção de 38 livros velhos e 58 CDs empoeirados, e mesmo que meu acervo não precise de prédio especial, já vou atrás das “burro” “cracias”. Quem sabe consigo ver meu desejo realizado antes de bater com as 10.

WALCIR – Carrasco, cronista, escritor e autor de novelas tem um livro muito bom: Juntos para Sempre. A história é sobre um profissional bem de vida que mora numa cobertura e namora uma beldade... Porém, todas as noites tem um sonho: vê a morte de uma jovem queimada e promete a ela amor eterno. É o enredo de uma novela. Depois de ler você vai gostar mais dele. E tem um filminho bom, é a comédia argentina 2 Mais 2. Sucesso na Argentina, o filme aborda um assunto tabu sem meios tons, o swing – a troca de casais. As situações envolvidas provocam boas gargalhadas. Pra variar de pipoca... Vá de amendoim.

Autor

Flávio de Senzi Jr
É publicitário e colunista do Jornal O Regional. E-mail: flaviosenzi@uol.com.br